São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Consórcio assume controle da CST

Acesita compra 24,5% das ações do grupo

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A assessoria de imprensa da Acesita informou ontem que o presidente da siderúrgica, Wilson Brummer, fechou acordo no Japão com a Kawasaki Steel e com a Companhia Vale do Rio Doce para, juntas, assumirem o controle da CST (Companhia Siderúrgica Tubarão).
O acordo envolve a venda de 40% das ações ordinárias da CST, que serão negociadas pelos bancos Bozano, Simonsen e Unibanco.
Pelo acordo, segundo a assessoria, a Acesita vai adquirir 24,5% das ações e a Kawasaki aumentaria a sua participação no capital da CST de 13% para 24,5%.
A Vale manteria os 20% do capital que possui, mas indiretamente teria a sua participação elevada em função da aquisição de outros 4,5% pela Califórnia Steel, que é controlada integralmente pela Vale e pela Kawasaki.
Dessa forma, as três empresas teriam 73,5% do capital ordinário da CST. A compra das ações pela Acesita deverá ser efetuada por algo em torno de R$ 350 milhões.
Interesses
O vice-presidente da Vale, Anastácio Fernandes, em entrevista na tarde de ontem, em Belo Horizonte, confirmou o interesse da Vale em aumentar sua participação na CST, sem, no entanto, revelar em quanto e de que forma.
Segundo Fernandes, o interesse está ligado ao fato de a California Steel ser uma das principais clientes da CST.
Fernandes afirmou que não existe por parte de nenhuma das três empresas (Vale, Kawasaki e Acesita) o interesse pelo controle majoritário da CST.

Texto Anterior: Vicunha investe na imagem da Subaru
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.