São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 1996
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Alta moda na rede

MARINA MORAES
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

A alta moda de Paris ao alcance de todos. Via Internet. A promessa é da cadeia de lojas Express, que logo se tornará tão presente no vocabulário da mulher americana quanto o Gap. Pelo menos se depender do marketing.
A estratégia da Express é brilhante. Para entender é preciso deixar claro o tremendo complexo de inferioridade que as americanas de classe média sentem em relação às francesas. É uma relação de amor e ódio. Ódio por causa do suposto esnobismo das européias. Amor porque, no fundo, o sonho da americana é ter o charme da francesa.
Chamariz
Entra a Express. Sob o nome aparentemente americano, ela esconde sua completa identidade, Compagnie International Express, que não deixa de ser um chamariz para a consumidora que sonha com férias em Paris.
As roupas são boas, relativamente baratas para a classe média e prometem acompanhar as tendências da moda francesa. Onde é que entra a Internet nisso? A Express lançou uma sofisticada home page (http://express.style/com) voltada para as formadoras de opinião daqui.
Nela, tenta traduzir a alta moda francesa em linguagem que a secretária executiva de Nova York entenda.
Quando digo traduzir, falo literalmente. Um dos itens da home page permite consultar um dicionário com palavras e frases que a americana normalmente associa à sofisticação das parisienses, de blasé a joie de vivre.
Outro possibilita imprimir, em seu próprio computador, um cupom que dá direito a 10% de desconto em alguns itens de sua primeira compra.
Via correio eletrônico, você pode perguntar ao diretor de moda da Express se aquela blusa laranja escondida em seu guarda-roupa combina com a calça cor-de-vinho que ganhou de Natal de uma tia do interior.
Um setor da home page diz o que é "in" e o que é "out", supostamente em Paris. "In", por exemplo, são telefones celulares, o café Gourmet, viver no campo, Internet, cueca samba-canção e esmaltes escuros. Na lista dos "out" figuram tatuagem, loiras, batom vermelho, as cores neutras, Cabernet branco e o namoro em público.
Dica: pode esquecer no guarda-roupa os tons suaves. As cores da moda neste verão de Paris são o azul-mar, o limão e o laranja.

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