São Paulo, sábado, 25 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio lança primeira livraria virtual do Brasil

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

A Booknet põe 12 mil títulos à venda na rede, a partir de quarta-feira; expectativa é que o acervo chegue a 40 mil em 90 dias

A partir de quarta-feira começa a funcionar a primeira grande livraria virtual do Brasil -a Booknet. Por meio da Internet, será possível comprar e receber em casa livros de 35 editoras brasileiras e de outras nove livrarias virtuais nos Estados Unidos e na Europa.
A Booknet entra no ar com 12 mil títulos em seu acervo -o maior volume de dados entre os "sites" brasileiros na Internet-, mas a expectativa é de que o total de títulos chegue a 40 mil em 90 dias.
"Já fechamos com as principais editoras brasileiras e a cada semana recebemos de 500 a 600 novos títulos para ampliar nosso banco de dados", conta Jack London, 47, idealizador da Booknet.
A empresa é a primeira criada no Brasil para operar exclusivamente na Internet. Outras empresas têm "sites" na rede, mas funcionam também de forma tradicional.
Foi criado um sistema que pretende garantir a facilidade na escolha dos livros e a rapidez na entrega. Os livros podem ser procurados por título, autor, assunto ou através de uma palavra-chave.
Para cada título, foi criada uma ficha catalográfica com informações sobre o autor, preço, editora e uma sinopse de seu assunto.
"É possível fazer de graça uma pesquisa sobre os livros de um determinado autor publicados no Brasil", diz London.
É possível também acessar todos os lançamentos feitos nos últimos 60 dias pelas editoras ligadas à Booknet. Os compradores poderão também acessar uma listagem de ofertas. "Será uma espécie de feira do livro, com promoções especiais feitas pelas editoras", explica o idealizador da Booknet.
Preços iguais
Os preços serão os mesmos das livrarias. London garante que, no Rio e em São Paulo, serão entregues no máximo três dias depois de encomendados. Para isso, a Booknet fechou um acordo de distribuição com a Capital Services, empresa que faz serviços de entrega para o Bradesco e o Banco do Brasil, entre outros.
Em outras cidades, será cobrado o custo adicional da entrega via Sedex. Para entregas no exterior, a Booknet fez um acordo com a empresa Federal Express.
"A entrega pode ser feita em qualquer lugar, o que facilita a vida de quem precisa mandar presentes", diz London.
Outra vantagem que a Booknet irá oferecer aos clientes é a possibilidade de usar o cartão de crédito com segurança nas compras. London comprou os direitos de utilização do sistema Safety Server System, da Netscape.
Com esse sistema, os números do cartão de crédito são digitados e depois "embaralhados" ao serem transmitidos via rede telefônica e rearrumados ao chegar aos arquivos da Booknet. London lembra ainda que os livros podem ser pagos também na entrega.
A Booknet entra no ar com uma estimativa inicial de mercado de 1 milhão de consumidores. De acordo com London, existem no Brasil 250 mil computadores ligados à Internet -cada um é usado em média por quatro pessoas.
Booknet
http://www.booknet.com.br

Texto Anterior: 'Two Deaths', com Sônia Braga, é lançado nos Estados Unidos
Próximo Texto: Escritor autografa via Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.