São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filipino crê em vantagens da urbanização

DANIELA PINHEIRO

ENVIADA ESPECIAL A PARIS

Lanquian, pesquisador da Universidade de Vancouver, apresenta uma visão otimista sobre as metrópoles

No momento em que se discute o incentivo à volta para o campo como meio de esvaziar as grandes cidades, o filipino Aprodicio Lanquian, diretor do Centro de Assuntos Humanos da Universidade de Vancouver (Canadá) apresenta uma visão otimista da vida nas metrópoles.
Na semana passada, em Paris, ele propôs a urbanização das cidades de pequeno e médio porte como forma de evitar o êxodo rural.
"Temos que dar às pessoas das pequenas cidades o mesmo que elas podem encontrar nas megacidades: informática, comércio etc, senão, elas somem de lá", disse.
Ele citou como exemplo a política adotada nas Filipinas de incentivo à cultura de arroz, chamada depois de "Rices and Routes (Arroz e Estradas). "Os agricultores produziam arroz no campo e gastavam dinheiro na cidade. Não havia retorno para a região", disse.
Segundo ele, viabilizar o incentivo à urbanização das pequenas comunidades é função do governo.
Suas propostas serão discutidas na Conferência Habitat 2, que começa no dia 3 de junho, em Istambul (Turquia).
Lanquian citou São Paulo como exemplo de sucesso na construção de casas populares pelos próprios moradores. "Normalmente, a prefeitura diz que essas casas são irregulares, até por seu tamanho. Mas quem vai morar é quem tem que avaliar sua utilidade."
Ainda sobre São Paulo, ele diz acreditar que o único caminho para uma urbanização satisfatória tem de começar pelo tratamento do esgoto. "O resto é superável."

A jornalista Daniela Pinheiro viajou a Paris a convite do Fundo de Populações das Nações Unidas.

LEIA MAIS sobre a conferência de Instambul no caderno Habitat 2

Texto Anterior: Inverno pede bocas vermelhas
Próximo Texto: Problema de joelho aumenta em idosos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.