São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como é o perfil do profissional

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O perfil do profissional do varejo sofreu uma verdadeira revolução, a partir de 1990, com a abertura da economia brasileira.
"Hoje, a preocupação do gerente não é só vender, mas atender bem ao cliente", diz o consultor José Augusto Silveira, coordenador do Provar.
Segundo ele, antes da abertura comercial o profissional de vendas era um funcionário de carreira da empresa, com idade média entre 40 e 45 anos e formação técnica precária.
Na sua opinião, esse executivo era essencialmente "um homem de vendas".
Atualmente, porém, o perfil dos gerentes mudou, explica o consultor. Eles são mais jovens -têm entre 25 e 30 anos de idade-, são formados nas universidades e trabalham com o objetivo de satisfazer os desejos de consumidores cada vez mais mais exigentes.
Negociador hábil
Entre as principais características desses executivos apontadas pela pesquisa do Provar estão: a capacidade de liderança, a capacidade de formar equipes, a capacidade de ser um hábil negociador e a disposição de se comprometer com os resultados da empresa.
"A tendência é a profissionalização desses executivos", diz Laís Passarelli, da Passarelli Consultores, empresa especializada no recrutamento de profissionais.
Segundo ela, com a com a vinda da rede norte-americana Wal-Mart para o Brasil, uma das gigantes do varejo mundial, esse processo de profissionalização se acelerou.
(MCh)

Texto Anterior: Salário de gerentes de loja aumenta 25%
Próximo Texto: Empresa contrata médico e engenheiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.