São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Times tentam adiar final do Paulista

DA REPORTAGEM LOCAL

Santos e São Paulo vão tentar hoje adiar a decisão do Campeonato Paulista por, pelo menos, mais uma semana.
Se vencerem seus respectivos adversários nesta rodada, o Araçatuba e o Juventus, eles mantêm as possibilidades matemáticas de superar o Palmeiras na classificação final do segundo turno.
Só assim a competição irá para o quadrangular final. Se, no entanto, o Palmeiras conquistar o segundo turno, será proclamado campeão automaticamente, já que venceu o primeiro.
As chances de Santos e São Paulo estão diretamente atreladas ao desempenho do Palmeiras, que, antes da partida de ontem, contra o América, necessitava de apenas quatro pontos para ganhar o segundo turno.
Se o time do técnico Wanderley Luxemburgo tiver obtido uma vitória em São José do Rio Preto, estará a um único ponto do título -seus dois últimos adversários serão o Santos, na capital, e o XV, em Jaú.
Se o Palmeiras tiver tropeçado, porém, Santos e São Paulo terão ânimo redobrado para os confrontos de hoje.
Goleadas
Mesmo que tal tropeço não tenha acontecido, a dupla precisa entrar em campo hoje com espírito de goleada para continuar respirando no Paulista.
Isso porque, em caso de igualdade na pontuação final do turno, o saldo de gols é, depois do número de vitórias, o primeiro critério de desempate no regulamento da competição.
Sem contar a partida de ontem, o Palmeiras possui 31 pontos em 12 jogos, com 10 vitórias e 26 gols de saldo.
O São Paulo, em 13 partidas, acumula 28 pontos, 9 vitórias e 14 gols de saldo.
O Santos conseguiu 25 pontos em 12 jogos, com 8 vitórias e saldo de 16 gols.
Desmotivação
Os rivais do Palmeiras, no entanto, já pensam muito mais em se preparar para o Campeonato Brasileiro do que em reverter uma situação que eles próprios consideram definida.
No Santos, o clima é de desmanche, motivado pela campanha irregular do vice-campeão brasileiro. Vários jogadores, além do técnico Orlando Pereira, devem deixar o clube após o Paulista, como Gallo, Narciso, Vágner e Marcelo Passos.
Já o São Paulo vive a expectativa da chegada de seu novo treinador, Carlos Alberto Parreira, que pode ter, como auxiliar, o ex-lateral-esquerdo Marinho Chagas.
O clube tenta contratações de peso, como a do zagueiro Júlio César, ex-seleção brasileira e atualmente no Borussia Dortmund (Alemanha).
Dificuldades
Além disso, tanto o São Paulo como o Santos devem se precaver contra eventuais surpresas hoje.
Em São José dos Campos (97 km a nordeste da capital), o Juventus pode ser um adversário complicado para o time do Morumbi, porque ainda não garantiu sua permanência na Série A-1 em 97. Ainda precisa de um ponto para isso.
Na Vila Belmiro, o Araçatuba, sexto colocado do segundo turno, se afigura como um time capaz de dificultar as coisas para o Santos, a quem derrotou no primeiro turno por 2 a 0.

LIGUE para o Folha Informações Esporte, 900-0316, e saiba o resultado de América x Palmeiras. A ligação custa R$ 1,50 por minuto em todo o Estado de São Paulo

Próximo Texto: Zagallo ganha dois ou três cabelos brancos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.