São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Nós sempre varremos nossa história"

RENATO JANINE RIBEIRO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"A Ação Afirmativa tem uma filosofia que é muito interessante, que é a idéia paradoxal nos Estados Unidos, que são a pátria do liberalismo, de que a livre competição não basta para você estabelecer um padrão de Justiça entre aqueles que tiveram os privilégios e aqueles que estiveram provados deles, por exemplo: negros e mulheres basicamente. (...).
A sociedade americana tentou lidar com isso na base da Ação Afirmativa, que traduzida em miúdos, mas aí já é um pouco também simplificada, dá um certo esquema de cotas. Mas a cota não é a essência, a cota é decorrência disso.
Então, o que há de interessante nisso é uma relação também com a história no sentido de passá-la a limpo, no sentido de um ajuste de contas com o passado. Isso para o Brasil seria fantástico. Nós nunca ajustamos contas com o nosso passado. Nossa história toda nós sempre varremos."

Texto Anterior: A ordem da mulher
Próximo Texto: "O feminismo acontece por segmentos"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.