São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que são sambaquis?

Marcela Perdigão, 13, estudante, Belo Horizonte (MG)
Levy Figuti, da USP responde: "Os sambaquis são verdadeiros morros de conchas, feitos por populações de caçadores-col etores entre 6.000 anos e 1.000 anos atrás. "Essas estruturas podem ter di men sões muito variáveis, desde pequenos montículos com menos de 1 m de altura e 20 m de diâmetro, até montes com 30 m de altura e mais de 100 m de diâmetro. Geralmente são constituídos de conchas de moluscos bivalves, principalmente ostras, mariscos e berbigões ("vongoli"), e em meio a essas conchas se encontram vestígios de outros animais, ossos de peixes, répteis, aves e mamíferos, que foram usados como alimento.
"Além de restos alimentares, encontram-se vestígios de atividades diversas na forma de utensílios e adornos em pedra, dentes e conchas, fogueiras, restos de cabanas e sepultamentos.
"Encontram-se sambaquis desde o Espírito Santo até o Norte do Rio Grande do Sul. Em São Paulo, as maiores concentrações estão na área dos municípios de Cananéia, Iguape e Ilha Comprida -quase uma centena já cadastrados.
"Muitos sambaquis foram destruídos desde a colonização (boa parte da argamassa das construções desse período usou cal de conchas de sambaquis), e muitos foram destruídos recentemente como corretivo de solo e até como ração de galinha.
"Embora protegidos por lei federal (sítios arqueológicos são patrimônio da União), a ameaça da construção selvagem de loteamentos no litoral pesa como uma das maiores ameaças à sobrevivência dessas estruturas milenares."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Cientista estuda morte celular em verme
Próximo Texto: CÂNCER; SUDÁRIO; A PALAVRA; FUMO; MORTES; MORTES 2; ANTROPOLOGIA; AMBIENTE;
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.