São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

golpe das mulheres

Jiu-jitsu faz sucesso entre as meninas de São Paulo

DEBORAH M. GIANNINI

As meninas estão pendurando as sapatilhas e partindo para luta. O jiu-jitsu atrai mulheres em busca de exercício e autodefesa.
Na academia Fight Factory, por exemplo, há 12 alunas em apenas uma turma. Na Companhia Athlética, o professor Milton Maximiliano tem 30 na sua lista de chamada. Na Fórmula academia, foi criado um time só de mulheres.
"Com o jiu-jitsu, uma menina de 50 quilos consegue derrubar um cara de 90", conta o professor da academia Behring, Paulo Pessoa. Isso porque a luta compreende técnicas que não usam força física.
Na opinião de Milton Maximiliano, "o esporte é perfeito na defesa pessoal".
É verdade que, com o jiu-jitsu, as mulheres se sentem mais seguras. "Já tive oportunidade e vontade de colocar em prática o que aprendi, mas me tornei mais calma com o jiu-jitsu", diz a publicitária Renata Dogliotti, 27, que treina há oito meses. A empresária Vera Moura, 34, decidiu treinar após ser vítima de um assalto. "Essa molecada com pedra e pedaço de vidro só assalta mulher", diz ela.
Com dois anos e meio de jiu-jitsu, Ana Flávia Bernardes já usou o que aprendeu. No Carnaval do Recife, foi obrigada a dar dois chutes para derrubar um marmanjo e um soco para afastar outro.
Para a psicóloga e praticante Andrea Abad, 25, "o jiu-jitsu é um esporte masculino, mas a mulher se tornou mais competitiva e está se sentindo mais capaz, realizando as mesmas coisas que os homens".
Homens e mulheres têm aula juntos, embora recebam um treinamento diferenciado. "Algumas mulheres preferem lutar com homens, a fim de aprender a lidar com a força masculina", explica Fernando Yamazaky, da Fórmula. Outras, segundo Paulo Pessoa, ficam constrangidas pelo contato corporal tão próximo.

Onde encontrar: Fight Factory - Behring Jiu-Jitsu: av. Brigadeiro Luís Antônio, 4.417, tel. 887-7088. Companhia Athlética: r. Kansas, 1.582, tel. 543-9644. Fórmula Academia: 2º subsolo do shopping Eldorado, tel. 815-1433. Atenção: as interessadas em praticar o esporte devem selecionar academias credenciadas à Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.

Texto Anterior: Doutor Vida
Próximo Texto: a nova Cinderela da Moda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.