São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

* "Estudo administração e gostaria de saber como montar um posto de gasolina."
Rubens Marcos Fogaça Júnior (São Caetano do Sul, SP)
Resposta
Para abrir um posto de combustíveis, a primeira coisa é entrar em contato com cada uma das distribuidoras que operam no Brasil.
Embora nem todas as distribuidoras admitam, um posto de gasolina nada mais é do que uma franquia de marca e produto, pois exige padronização visual.
Mas a tendência é de as distribuidoras assumirem, cada vez mais, o papel de franqueadoras e cuidarem de formatar completamente os seus postos de combustível.
Os postos, dentro do sistema de franquias, são chamados de franquia de marca e produto.
Isso porque não há formatação de prestação de serviços e treinamento, como acontece com as franquias de terceira geração.
Existe apenas a exigência de padronização visual, geralmente ligada à exposição da marca e dos produtos.
Para conseguir o direito de operar uma franquia, leia abaixo o telefone das distribuidoras.

Onde encontrar - BR: (011) 254-5454; Esso: (021) 277-2159; Ipiranga: (011) 245-4438; Posto São Paulo: (011) 574-0855; Shell: (011) 915-1833.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Tudo), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, com nome completo, endereço e telefone. As cartas sobre Franchising são respondidas por Marcelo Cherto, presidente do Instituto Franchising.

Texto Anterior: Locação de carros tem nova rede de franquias; Consultoria ajuda a escolher franqueador; AlphaGraphics se expande para o Rio; Bancos oferecem linha de crédito e leasing
Próximo Texto: Futuro franqueado disputa vaga em fila
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.