São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
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Futuro franqueado disputa vaga em fila

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O apoio oferecido pelas grandes redes de franquia tem atraído cada vez mais empreendedores e até provocado filas de espera.
O Bob's recebe cerca de cem consultas por mês. Segundo o presidente da rede, Rogério Brás, esse número chega a 150 quando participam de feiras ou eventos.
Os planos do Bob's, que tem 83 lojas, é atingir 125 unidades até o final do ano. Ele afirma que há 50 candidatos selecionados.
Os pedidos de informações no McDonald's variam entre 300 e 500 por mês. "O retorno das fichas que encaminhamos é de mais ou menos 20%", afirma Jadir Araújo, 45, diretor de franquia da empresa.
"Não há filas de espera. Selecionamos as pessoas de acordo com os planos de crescimento."
Este ano, o McDonald's pretende abrir 45 lojas. No ano que vem, a expectativa é de outras 60.
A seleção é de quatro ou cinco candidatos por mês no McDonald's. Eles irão preencher as vagas de novos franqueados em 97.
Perfumes
O Boticário em São Paulo e no Rio não têm vagas. Maria Cristina Cavassana, 32, assistente comercial da master-franqueadora em São Paulo, diz que atende dez interessados por dia.
No Rio não é diferente. Marco Antonio Nogueira, 30, orientador de franquia da master para o Estado, afirma que tem um cadastro com 260 candidatos.
"Quando surge a oportunidade de abrir uma loja, oferecemos para o franqueado mais próximo. Se ele não quiser, oferecemos para um cadastrado", explica.
Pequenos
O elevado índice de procura não é privilégio das grandes redes. A escola de informática Bit Company está com 14 pessoas em fase de seleção, que devem atender parte da projeção de inaugurar 24 novas unidades até o final do ano.
Darci Garcia, 57, gerente de franquia das escolas de idiomas CNA, afirma que há 45 candidatos em processo de seleção. "Desse total, devem sobrar oito ou dez."
O fast food China In Box não tem mais vagas para São Paulo. O interesse da empresa é expandir para o interior e outros Estados.
Helen Shiba, 26, gerente de marketing da rede, afirma que a sua meta é elevar de 63 para 80 o total de unidades até o final do ano.
"Temos dez pessoas em processo de análise, selecionadas entre as cerca de 15 ligações que recebemos diariamente", afirma.
João Huang Chen, 23, é um dos candidatos. Ele vai abrir, com o irmão, uma loja em Americana (133 km a noroeste de São Paulo).
O investimento dos sócios, diz Chen, está estimado em R$ 120 mil. "Devemos abrir as portas em um mês e meio", afirma.

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