São Paulo, domingo, 26 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma criação de bicho-da-seda?

Maria Vagalz (São Paulo, SP)

Quem pretende produzir fios de seda deve, antes de tudo, cultivar amoreiras, cujas folhas são o único alimento do bicho-da-seda.
Esse tipo de árvore, da família das moráceas, não requer grandes cuidados para o cultivo, porém não resiste a secas e geadas.
Para a criação, não é necessário muito espaço. Basta que o futuro empreendedor tenha um alqueire (2,42 hectares em São Paulo ou 4,84 hectares em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás) de amoreiras e um barracão medindo oito metros de largura por 20 metros de comprimento e três metros de altura.
Camas de criação
Esse galpão deve ter um bom número de janelas -elas servirão para controlar ventilação e umidade.
Será também utilizada como abrigo das camas de criação, onde as lagartas irão se desenvolver.
O empreendimento deve ter ainda outro barracão, construído com tijolos, sem janelas, revestido com azulejos e com forro de madeira em todo o teto.
Nesse local, que manterá as folhas frescas e úmidas, evitando a fermentação, será feita a armazenagem das folhas das amoreiras, que devem ser colhidas de manhã.
As idades da lagarta
A colheita deve ser apenas o suficiente para alimentar as lagartas durante o dia, não deixando folhas no depósito de um dia para outro. A temperatura deve ser de 20°C.
No início da terceira idade, as lagartas são agrupadas nas camas. Conforme o crescimento, elas se espalham e ocupam os espaços.
No final da quinta idade, é necessário alimentá-las até cinco vezes ao dia, incluindo o início da noite.
A primeira idade das lagartas dura quatro dias, seguidas de 18 horas de dormência. A segunda idade dura três dias, seguidas também de outro período de dormência.
A terceira e quarta idade duram quatro dias, seguidas de um período de 24 horas de dormência. A quinta idade dura uma semana.
Acasalamento
Ao sair do casulo, a mariposa vive em média 13 dias e não se alimenta neste período. As fêmeas são maiores do que os machos e os atraem para o acasalamento.
Após o acasalamento, cada fêmea coloca cerca de 400 ovos, que -para criação- exigem muito cuidado e paciência.
Higiene
Toda higiene é pouca para impedir as infecções, já que as lagartas são muito frágeis e exigem cuidados especiais.

Onde encontrar - Associação Brasileira de Fiações de Seda (Abrasseda): av. Paulista, 453, 12º andar, (011) 284-1488; Fiação Bratac: (0144) 45-1090, Bastos, SP; Cooperativa de Maringá (Cocamar): (044) 221-3007.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Expo Noivas movimenta R$ 4,2 mi
Próximo Texto: Panificação ganha novos equipamentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.