São Paulo, segunda-feira, 27 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ritmos fazem culto a orixás

OTÁVIO DIAS
DA REDAÇÃO

"Tambores Iorubás do Benin, África Ocidental" ("Yoruba drums from Benin, West Africa") foi lançado neste ano pelo selo Smithsonian Folkways, do conceituado Instituto Smithsonian (Washington, EUA), com apoio do Instituto Internacional de Música Tradicional de Berlim.
"Tambores Iorubá do Benin, África Ocidental" é um impressionante painel dos diferentes estilos rítmicos iorubás, em especial dos repertórios Bata, Dundun e Kétou.
São ritmos para cultuar os orixás Xangô e Egungun, divindades da religião iorubá, celebrar ocasiões como casamento, ou simplesmente dar boas vindas à noite.
Segundo Lacreda, essa "massa sonora homogênea do ponto de vista tímbrico" permite que as alternâncias na estrutura rítmica apareçam em sua plenitude.
Quando lançado nos EUA em fevereiro último, o CD recebeu crítica elogiosa do "New York Times".
"A possibilidade de ouvir e seguir cada percussionista só aumenta a sensação de maravilha diante do que eles criam juntos: ritmos que atordoam, que emplacam como qualquer hit dance e explodem em contínuas variações", escreveu o crítico Jon Pareles.
"Tambores Iorubá do Benin, África Ocidental" (selo Smithsonian Folkways) não foi editado no Brasil, mas pode ser encontrado na loja Musical Box.
(OD)

Onde encontrar: Musical Box, rua Armando Penteado, 1, Higienópolis - tel (011) 825-6844.

Texto Anterior: CD revela sonoridade dos tambores de Benin
Próximo Texto: Von Poser coloca rosas no caminho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.