São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 1996 |
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Unesp discute a graduação
DO ENVIADO ESPECIAL A Unesp vem realizando, nos últimos três anos, um programa inovador para melhorar a formação de seus docentes: investiu em debates e conferências para que cada um de seus 81 cursos de graduação formule um projeto pedagógico.As dificuldades vão desde a acomodação dos professores até o desconhecimento de como formular um projeto desse tipo. No caso da Unesp, além disso, é necessário trabalhar em 15 campi espalhados pelo Estado. "Não dei qualquer modelo para que os cursos formulassem seus projetos pedagógicos, mas ajudei com perguntas", diz a pró-reitora de Graduação da Unesp, Maria Aparecida Viggiani Bicudo, que preside o congresso sobre formação de professores em Águas de São Pedro. Questões A primeira pergunta -que resultou em uma publicação com as respostas- foi: "Que tipo de profissional seu curso quer formar?". Em seguida, perguntou-se: "Como vocês estão trabalhando para formar esse profissional?". A publicação mais recente -apresentada no congresso- traz as respostas para a pergunta: "As disciplinas de seu curso estão integradas?". Para Maria Aparecida, "quem trabalha com educação tem por obrigação refletir sobre o trabalho de educar". Com a reflexão provocada pelas suas perguntas, ela espera que os cursos promovam alterações que vão da reformulação dos próprios currículos à reciclagem de professores. Texto Anterior: País investe 23 anos em aluno de 1º grau Próximo Texto: 4.000 ficam sem aula na Unicamp Índice |
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