São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unesp discute a graduação

DO ENVIADO ESPECIAL

A Unesp vem realizando, nos últimos três anos, um programa inovador para melhorar a formação de seus docentes: investiu em debates e conferências para que cada um de seus 81 cursos de graduação formule um projeto pedagógico.
As dificuldades vão desde a acomodação dos professores até o desconhecimento de como formular um projeto desse tipo. No caso da Unesp, além disso, é necessário trabalhar em 15 campi espalhados pelo Estado.
"Não dei qualquer modelo para que os cursos formulassem seus projetos pedagógicos, mas ajudei com perguntas", diz a pró-reitora de Graduação da Unesp, Maria Aparecida Viggiani Bicudo, que preside o congresso sobre formação de professores em Águas de São Pedro.
Questões
A primeira pergunta -que resultou em uma publicação com as respostas- foi: "Que tipo de profissional seu curso quer formar?". Em seguida, perguntou-se: "Como vocês estão trabalhando para formar esse profissional?".
A publicação mais recente -apresentada no congresso- traz as respostas para a pergunta: "As disciplinas de seu curso estão integradas?".
Para Maria Aparecida, "quem trabalha com educação tem por obrigação refletir sobre o trabalho de educar". Com a reflexão provocada pelas suas perguntas, ela espera que os cursos promovam alterações que vão da reformulação dos próprios currículos à reciclagem de professores.

Texto Anterior: País investe 23 anos em aluno de 1º grau
Próximo Texto: 4.000 ficam sem aula na Unicamp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.