São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rituais podem 'exorcizar' local

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Não se sabe ainda o que os proprietários do Osasco Plaza farão para mudar a imagem de "shopping da morte" que o prédio deve herdar. O certo é que tentarão fazer alguma coisa.
Segundo José Guilherme Magnani, professor de antropologia urbana da USP, as sociedades sempre buscaram formas de "exorcizar" locais atingidos por alguma desgraça que parece escapar ao controle.
Esses "exorcismos" vão de rituais religiosos -como benzimentos- a mudanças nas cores ou formas do local atingido.
"Embora muitos dos acontecimentos tenham sido causados por negligência, as pessoas vêem como uma fatalidade, coisa do destino."
Para Magnani, o "simbolismo é a única forma de se dar conta das coisas que não têm explicação". "As pessoas acreditam que, se não fizerem nada e nenhum tratamento for dado, o mal continuará presente no local."
Na Escócia, onde um atirador matou um grupo de crianças meses atrás, os moradores optaram por destruir a escola e no lugar plantar um jardim.
(AB)

Texto Anterior: Vítimas levavam contas e frases de amor
Próximo Texto: Sorte faz 'quase vítima' virar voluntária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.