São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos discriminam quem não é cliente

JACQUES CONSTANTINO e RODNEY VERGILI

JACQUES CONSTANTINO; RODNEY VERGILI
DA REPORTAGEM LOCAL

Prática comum é recusar pagamento de contas com cheque de outra instituição; BC não fixa regras

Os bancos estão discriminando cada vez mais os não-clientes. Para isso, utilizam vários recursos. Proíbem, por exemplo, a aceitação de cheques de outras instituições no pagamento de contas.
É comum, no dia-a-dia, pessoas enfrentarem longas filas em agências bancárias e terem o pagamento de contas rejeitado na "boca do caixa", ao apresentarem cheques de outros bancos.
O Procon (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo recebe várias reclamações de não-correntistas contra os bancos, mas não as registra, afirma Dinah Barreto, supervisora de assuntos financeiros do Procon-SP.
Segundo Dinah, isso acontece por não existir nenhuma determinação expressa do Banco Central que obrigue os bancos a aceitar cheques de outras instituições.
Carlos Alberto Senatori, professor de direito comercial da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, diz que o cheque somente possui poder liberatório (isto é, torna-se dinheiro) após a compensação. Por isso, não há a obrigação de aceitação de qualquer cheque pelos bancos.
Em uma amostra de nove bancos brasileiros, constatou-se que as instituições só aceitam o pagamento de fichas de compensação (contas) de outros bancos de não-clientes se a quitação for em dinheiro.
Os não-clientes são discriminados quando tentam pagar as contas com cheques de outros bancos.
O Banco do Estado de São Paulo (Banespa) faz esse tipo de operação, mas retém o comprovante de pagamento do não-cliente.
O comprovante de pagamento só é entregue ao não-correntista do Banespa após a compensação do cheque do outro banco, ou seja, após o recebimento do dinheiro.
Débito automático
Jorge Higashino, diretor de Serviços Bancários da Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos), diz que a tendência dos bancos é a de fazer com que os clientes deixem suas contas em débito automático, evitando filas.
Técnicos do Banco Central dizem que não há, na legislação brasileira, nada que obrigue os bancos a aceitar cheques de outras instituições no pagamento de contas.
O que é proibido
A legislação proíbe, no entanto, discriminações, tais como horário, local e dependências de atendimento especial para recebimentos de contas de empresas com as quais o banco mantém convênio.
O banco não pode também recusar o recebimento de DOC (Documento de Ordem de Pagamento) com pagamento feito em dinheiro, dizem técnicos do BC.

Texto Anterior: Cavallo vê menos incentivo à montadora
Próximo Texto: Como funcionam os serviços para não-clientes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.