São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996 |
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Consumo subiu 35% em 1995
CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
Essa taxa de expansão do consumo interno reforçou a decisão do grupo alemão Beiersdorf (creme Nivea) de investir no mercado brasileiro, ainda mais se comparada com a expansão verificada em outros países, como 4%, por exemplo, na França. No ano passado, algo como US$ 5,4 bilhões foram despendidos pelos consumidores brasileiros em cosméticos e produtos de beleza. Cerca de um terço desse total refere-se a produtos para pele, o segmento forte do grupo. Mesmo com o aumento vigoroso no ano passado, o consumo per capita de cosméticos ainda é muito baixo entre os brasileiros, diz Paulo Zottolo, presidente da Nivea no Brasil. Ele cita um dado para confirmar isso: cada grupo de mil pessoas na Comunidade Européia gasta US$ 13.900 ao ano com esses produtos; no Mercosul, o valor é de US$ 2.400, e isso porque os argentinos puxam a média para cima. Ou seja, o mercado está crescendo, mas o potencial para expansão é ainda mais expressivo. Para este ano, a expectativa das empresas do setor, segundo Zottolo, é de um novo salto nas vendas, calculado entre 20% e 25%. (CGF) Texto Anterior: Brasileiro comanda novo lance da Nivea Índice |
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