São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
Texto Anterior | Índice

Consumo subiu 35% em 1995

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil já é o oitavo maior mercado de cosméticos do mundo, uma posição alcançada no ano passado, quando o consumo cresceu surpreendentes 35% no país.
Essa taxa de expansão do consumo interno reforçou a decisão do grupo alemão Beiersdorf (creme Nivea) de investir no mercado brasileiro, ainda mais se comparada com a expansão verificada em outros países, como 4%, por exemplo, na França.
No ano passado, algo como US$ 5,4 bilhões foram despendidos pelos consumidores brasileiros em cosméticos e produtos de beleza. Cerca de um terço desse total refere-se a produtos para pele, o segmento forte do grupo.
Mesmo com o aumento vigoroso no ano passado, o consumo per capita de cosméticos ainda é muito baixo entre os brasileiros, diz Paulo Zottolo, presidente da Nivea no Brasil.
Ele cita um dado para confirmar isso: cada grupo de mil pessoas na Comunidade Européia gasta US$ 13.900 ao ano com esses produtos; no Mercosul, o valor é de US$ 2.400, e isso porque os argentinos puxam a média para cima.
Ou seja, o mercado está crescendo, mas o potencial para expansão é ainda mais expressivo.
Para este ano, a expectativa das empresas do setor, segundo Zottolo, é de um novo salto nas vendas, calculado entre 20% e 25%.
(CGF)

Texto Anterior: Brasileiro comanda novo lance da Nivea
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.