São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
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TV rende mais aos torneios 'vizinhos'

HUMBERTO SACCOMANDI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil tem uma economia 166% maior que a da Argentina. O mercado publicitário brasileiro é 145% maior que o argentino. O futebol brasileiro, único tetracampeão mundial, poderia assim arrecadar mais em direitos de transmissão de TV que o argentino.
Poderia, mas não arrecada. Os dois principais torneios argentinos rendem cerca de US$ 40 milhões em direitos de TV. Os três maiores torneios brasileiros somam apenas US$ 24 milhões.
Proporcionalmente, os torneios brasileiros também rendem menos que o Campeonato Chileno, já que o Chile tem um PIB (soma das riquezas produzidas num ano) 11 vezes menor que o do Brasil.
Os principais campeonatos no país são o Brasileiro, a Copa do Brasil (promovidos pela CBF) e o Paulista (da FPF).
O Brasileiro-95, transmitido pela Globo, Bandeirantes e TVs pagas, arrecadou R$ 12 milhões em direitos de TV, segundo a CBF. O deste ano ainda não tem valor fechado.
Na Copa do Brasil, o SBT paga as passagens e hospedagens das equipes que têm partidas transmitidas. O Palmeiras, na última sexta, recebeu só R$ 3.000 em direito de TV.
A Série A-1 do Paulista-96, exibida por Globo, Bandeirantes, Record, Globosat/Sportv e TVA/ESPN, rendeu US$ 12,1 milhões, disse à Folha o presidente da FPF, Eduardo José Farah.
Na Argentina existem dois campeonatos nacionais. No primeiro semestre, disputa-se o torneio Abertura. No segundo, o Clausura.
Segundo Armando Tedesco, diretor da empresa Torneos y Competencia, que negocia os direitos de TV, os dois torneios vão render neste ano cerca de US$ 40 milhões em direitos de TV à AFA (Associação de Futebol Argentina).
O Campeonato Chileno, principal torneio daquele país, teve seus direitos de TV vendidos em 95 por US$ 21 milhões por três anos, ou seja, US$ 7 milhões por ano.
O mercado publicitário do Chile é de US$ 1 bilhão por ano, contra US$ 8,6 bilhões no Brasil, segundo a Nielsen, empresa especializada em pesquisas de mercado.
Para arrecadar proporcionalmente o mesmo que os chilenos, os dois torneios nacionais brasileiros deveriam valer US$ 60 milhões. Para se equiparar aos argentinos, seriam R$ 100 milhões.
Mas a CBF e o Clube dos 13 (que reúne as maiores equipes do país e negocia direitos de TV do Brasileiro) só obtêm US$ 12 milhões.
Os seis grandes clubes argentinos recebem US$ 1,5 milhão cada só com os dez clássicos.
Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos receberam entre R$ 1,66 milhão e R$ 1,88 milhão por todo o Paulista.

LEIA MAIS sobre futebol às págs. 2 e 6 a 8

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