São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESQUILO; VACINA; A PALAVRA; GLAUCOMA; DERRAME; ESTERILIDADE; AMBIENTE; SAÚDE

ESQUILO
Pesquisadores do Museu de História Natural de Curitiba (PR) conseguiram reproduzir pela primeira vez em cativeiro uma espécie de esquilos, o Sciurus aestuans, originário da Mata Atlântica. A reprodução é resultado de um estudo de quatro anos e faz parte de um trabalho cujo objetivo é o repovoamento dos parques de Curitiba com espécies da fauna nativa.

VACINA
O pesquisador colombiano Manuel Patarroyo, descobridor da vacina sintética contra a malária, anunciou estar concluindo um método universal contra várias doenças infecciosas. O cientista deve apresentar os resultados de seu estudo em novembro. Patarroyo, que trabalha há dez anos no método, afirma que a vacina universal poderá oferecer proteção contra 500 doenças, tais como a tuberculose, a meningite e a malária.

A PALAVRA
"O gato não é obrigado a viver segundo as leis do leão"
Baruch Spinoza (1632-1677), filósofo holandês

GLAUCOMA
A FDA (agência que regula drogas e alimentos nos EUA) aprovou um novo medicamento contra o glaucoma, mas restringiu seu uso, pois a droga torna olhos azuis em âmbar. A droga, o latanoprost, será vendido com o nome de "Xalatan" e só poderá ser usado por pacientes que não obtiveram melhoras em terapias anteriores.

DERRAME
O risco de derrame em mulheres aumenta durante os feriados e os fins-de-semana, sugere estudo publicado na revista americana "Stroke", que determinou a época em que 723 pacientes entre 16 e 60 anos haviam sofrido derrame. Os resultados mostraram que o risco foi maior em mulheres -independentemente da idade- do que em homens entre 16 e 40 anos.

ESTERILIDADE
Estudos preliminares do Centro de Pesquisas Bioambientais Tulane-Xavier (EUA), publicados na revista "Science", mostraram que poluentes químicos que desregulam o sistema hormonal do organismo, causando esterilidade e câncer, são cerca de mil vezes mais maléficos quando combinados. Os poluentes são chamados "mimetizantes de hormônios" porque interferem na ação dos hormônios.

AMBIENTE
Conflitos Jurídicos, Econômicos e Ambientais, Estratégias para o Desenvolvimento de Políticas Ambientais e de Uso do Solo: Um Estudo de Caso da Flórida (EUA) e Paraná (Brasil), coordenação Paulo Roberto Pereira de Souza e Jon Mills. Editora da Universidade Estadual de Maringá (av. Colombo, 5790, Maringá, PR, CEP 87020-900, tel. 044/226-2727, ramal 253). 204 págs. R$ 20.
A publicação é o resultado de um programa de intercâmbio entre o Sistema Universitário do Estado do Paraná e o Centro para Responsabilidade Governamental (EUA).

SAÚDE
Exercício e Saúde, Fatos e Mitos, de Osni Jacó da Silva e Teófilo Jorge Cândido da Silva. Editora da UFSC (Campus Universitário, Caixa Postal 476, Trindade, SC, CEP 88010-970, tel. 048/231-9408). 102 págs. R$ 9.
A obra traz orientações e informações sobre os cuidados requeridos antes e durante a prática desportiva.

Texto Anterior: A temperatura é medida em graus Celsius ou centígrados?
Próximo Texto: A droga da beleza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.