São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

remo entre quatro paredes

DEBORAH GIANNINI

Em São Paulo já dá para praticar remo sem se molhar
O aparelho responsável pela preparação dos atletas brasileiros de remo que irão para a Olimpíada de Atlanta já é uma opção de exercício para manter a forma sem se molhar.
O remo ergométrico reproduz com exatidão os movimentos do esporte na água, trabalhando força e resistência, segundo o treinador do clube Paulistano, Carlos Bezerra.
Além de exercitar todos os grupos musculares, o aparelho possui uma tela que imita um videogame e quebra a monotonia comum aos equipamentos do gênero. O usuário programa o treino por tempo, distância ou calorias a serem queimadas. Depois, disputa uma regata em raia eletrônica com o próprio computador ou com outro aparelho.
Essa interação permitiu a criação de um campeonato indoor, realizado pela primeira vez no Brasil há dois anos. Existe também um campeonato mundial com cerca de cem participantes.
A seleção brasileira faz pelo menos um dos treinos do dia com o remo ergométrico. Para a atleta Mônica Anversa, 24, o aparelho trabalha a força, mas "não tem o desequilíbrio do barco e os fatores externos, como o vento e a água". Ela treina uma hora por dia na Fórmula.

ONDE ENCONTRAR
Fórmula Academia: 2º subsolo do shopping Eldorado, tel. 815-1433. Companhia Athlética: r. Kansas, 1.582, tel. 543-9644. Concept II, fabricante do aparelho (R$ 700 -sem o computador- e R$ 1.500 -completo) nos Estados Unidos, tel. 001-802-888-7971.

Texto Anterior: o amor
Próximo Texto: uma viagem marinha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.