São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Rivais' expõe diferenças entre Hitler e Churchill

CLAUDIO GARON
DA REDAÇÃO

Maior e mais cruel conflito armado da história, a Segunda Guerra Mundial foi pródiga na produção de personalidades fascinantes. Desses, quatro se destacam: Franklin Roosevelt, Josef Stálin, Winston Churchill e Adolf Hitler.
A rivalidade entre esses dois últimos é o tema do primeiro episódio da série "Rivais", que vai ao ar no próximo dia 29, às 22h20, pelo canal GNT, distribuído pela Net/Multicanal. O documentário mistura com eficiência imagens de arquivo muito bem conservadas e depoimentos de especialistas na guerra e nas biografias dos dois líderes.
O ponto culminante da rivalidade Hitler-Churchill está no período que vai da invasão da Polônia (1º de setembro de 1939) à da União Soviética (22 de junho de 1941) pelas tropas nazistas, quando o Reino Unido permaneceu como único empecilho à dominação alemã da Europa.
O documentário busca explorar as diferenças entre os dois líderes na condução do esforço de guerra, e o resultado delas nas ordens que definiram o resultado do conflito.
Se, em Dunquerque, Churchill ordenou a retirada de milhares de soldados para a relativa segurança das ilhas britânicas, mais tarde, Hitler determinou que recuos equivaliam a traições, selando a sorte de milhares de soldados no inverno russo.
Hitler era um solitário, um homem extremamente formal, em cuja casa não se permitia o álcool e que tomava cuidado para não ser visto em roupas de baixo por seus empregados domésticos.
Já Churchill era extremamente sociável, amante de bons charutos e uísque, e alguém capaz de comandar reuniões nas horas mais inusitadas vestido com um roupão ou apenas enrolado numa toalha logo depois do banho.
Nos próximos episódios, a série "Rivais" vai abordar a disputa entre Marilyn Monroe e Jayne Mansfield, John Kennedy e Nikita Kruschev e muitas outras.

Texto Anterior: Brasileiro 'redescobre' atol de Bikini
Próximo Texto: Livro relata pré-história da TV no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.