São Paulo, domingo, 16 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro relata pré-história da TV no Brasil

ADRIANA VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Grande parte da história do início da televisão brasileira está no livro "Nossa Próxima Atração - O Interprograma no Canal 3", de Mario Fanucchi.
Lançada na semana passada pela Edusp (Editora da Universidade de São Paulo), a publicação traz o testemunho de um dos pioneiros da TV Tupi-Difusora (canal 3), fundada em 1950.
Radialista, jornalista e desenhista, Fanucchi, 69, foi o criador do chamado "interprograma" -recurso, como as ilustrações do autor, usado na época para preencher os longos intervalos entre os programas.
"Tudo era feito ao vivo, havia muita improvisação e um forte espírito de experimentação. A minha idéia foi, através dos meus trabalhos, contar essa parte pouco conhecida da história da TV", diz o autor.
A obra (238 páginas, a R$ 35,00) reúne vários desenhos de Fanucchi, reproduzidos em tamanho original. Um dos capítulos, por exemplo, mostra como foi a criação da famosa logomarca do canal 3, o indiozinho "Tupiniquim".
Na introdução, Fanucchi descreve como era a chamada "Cidade do Rádio", no Sumaré, onde depois passou a funcionar a primeira emissora de TV do país.
O livro ainda relata o deslocamento dos profissionais de rádio para TV, o início da teledramaturgia e o fortalecimento da publicidade na emissora, à medida que aumentava o número de receptores.

Texto Anterior: 'Rivais' expõe diferenças entre Hitler e Churchill
Próximo Texto: 'Programa Livre' entra à noite e 'Taxista' encolhe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.