São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minas busca recursos para salvar igreja do século 17

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) está em busca de recursos para salvar uma das primeiras igrejas construídas em Minas Gerais.
A igreja do Rosário, situada no distrito rural de Brejo do Amparo (município de Januária, a 603 km de Belo Horizonte), corre o risco de ruir com as próximas chuvas devido ao estado precário.
A construção data de 1688, anterior, portanto, às igrejas construídas durante o ciclo do ouro em Ouro Preto e Mariana, de estilo barroco. A presidente do Iepha, Jurema Machado, diz que a igreja do Rosário tem como característica o fato de ser uma construção jesuíta, pouco comum em Minas. Segundo ela, as construções jesuítas predominam no litoral.
Tombada pelo patrimônio estadual em 1989, a construção tem na estrutura pedra e madeira. O forro tem pintura em estilo rococó.
Segundo Machado, a restauração exige R$ 140 mil. Para as obras emergenciais, que incluem escoras e o trabalho nas estruturas, são necessários R$ 75 mil.
O Iepha tenta obter recursos para obras emergenciais junto a empresas mineiras. A Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional também tenta levantar recursos para as obras de urgência.

Texto Anterior: Saúde lança ofensiva para erradicar a dengue até 98
Próximo Texto: Antropólogo reúne em livro os nomes mais extravagantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.