São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hillary Clinton pode ter obstruído Justiça

CPI deve acusar primeira-dama

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A CPI do Senado dos EUA que investigou o caso Whitewater por 13 meses concluiu que a primeira-dama Hillary Clinton orientou assessores para que impedissem a Justiça de examinar documentos controversos.
Segundo o jornal "The New York Times", esta será a principal acusação do relatório da comissão parlamentar de inquérito, a ser anunciado amanhã.
O "Times", jornal mais influente do país, afirma ter obtido partes importantes do documento.
Foster era conselheiro jurídico da Casa Branca e advogado e amigo do casal Clinton. A CPI dirá que Hillary Clinton estava preocupada com a possibilidade de investigadores descobrirem documentos relacionados com o caso Whitewater no escritório de Foster e ordenou a remoção de muitos deles antes da chegada da polícia.
O corpo de Foster apareceu num parque de Washington. O inquérito policial concluiu que ele se matou com um tiro de revólver.
Whitewater é o nome que se dá a uma série de operações financeiras suspeitas praticadas pelo casal Clinton e diversos amigos na década de 70 no Estado do Arkansas, sul dos EUA, quando Bill Clinton era o governador.
O caso também inclui possível tentativa de obstrução do trabalho da Justiça de apurar fatos relacionados a essas operações financeiras, praticada pela Casa Branca depois que Clinton assumiu a Presidência do país.
Um promotor independente investiga o caso e já conseguiu a condenação de 13 pessoas, entre elas dois ex-sócios de Clinton, o sucessor do presidente norte-americano no governo do Arkansas e um ex-subsecretário de Justiça dos Estados Unidos.

Texto Anterior: Governo da Irlanda diz que vai rever relações com o Sinn Fein
Próximo Texto: Governo da Irlanda diz que vai rever relações com o Sinn Fein
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.