São Paulo, segunda-feira, 17 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vilas de Tivoli são uma aula de história

RICARDO JUNQUEIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A cidade de Tivoli, fundada aproximadamente em 1215 a.C., tem atualmente 53 mil habitantes.
Distante cerca de 45 minutos de Roma, é uma excursão absolutamente encantadora e tem como pontos altos duas vilas: Villa Adriana, da época do Império Romano, e a Villa d'Este, fundada no século 16.
A Villa Adriana foi construída pelo imperador Adriano (dai o seu nome), que projetou e coordenou pessoalmente sua construção, entre os anos 118 e 138 a.C..
As edificações são de várias fases, a primeira referente à reconstrução de uma vila republicana já existente (Tibur).
É constituída de uma série de construções monumentais, espelhos d'água, bibliotecas e túneis que são réplicas ou reconstruções de monumentos vistos por Adriano durante a época de suas conquistas.
Essa vila hoje é um parque onde você pode ver a grandiosidade do Império Romano em ruínas que se conservam, em alguns pontos, em ótimas condições.
Gravitação
A Villa d'Este foi construída em 1550 pelo cardeal Ippolito d'Este, filho de Lucrécia Borgia, com projeto de Pirro Ligorio.
O mais espantoso é o fato de que as mais de 500 fontes, canaletas e quedas-d'água serem operadas inteiramente pela força da gravidade. Uma inacreditável obra de engenharia utilizando água do rio Aniene, que passa por baixo do centro histórico.
O horário de funcionamento dos dois parques é das 9h até o pôr-do-sol, e o ingresso é de aproximadamente US$ 5.
Dicas: para chegar a Tivoli é necessário pegar um ônibus que parte da estação Ribibbia (linha B do metrô) a cada dez minutos. O bilhete custa cerca de US$ 2.
Esse é um passeio que pode durar todo o dia. Começando por Tivoli, onde existem alguns restaurantes muitos simpáticos na praça principal, tome muito cuidado com os pratos à moda da casa. Costumam ser apimentados.
O guichê de informação turística também fica na praça principal.

Texto Anterior: Glossário
Próximo Texto: Serra catarinense destaca turismo rural
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.