São Paulo, terça-feira, 18 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polêmica envolve designer e organizadores

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

Uma polêmica envolvendo um designer e a organização do evento moveu a 2ª edição da mostra "Brasil Faz Designer".
Premiado pela seleção do evento, o pufe de Flávio Verdini correu o risco de ser desclassificado, acusado de ser uma cópia de um produto inglês. "A cópia é uma grande tradição do design brasileiro e uma de nossas preocupações é justamente essa: não mostrar cópias", disse Marili Brandão.
A polêmica veio à tona quando descobriu-se que o grupo de designers JAM (criado em 1994 por Jamie Anley, Astrid Zala e Matthieu Paillard) produzia um pufe idêntico. O produto está sendo apresentado na mostra "Recycling" (leia texto abaixo). No material de divulgação da mostra, o pufe data de 1995. A Folha publicou artigo sobre o pufe de Verdini em agosto do mesmo ano.
"Quando soubemos do problema, procuramos o grupo inglês, que informou que a peça possuía registro industrial na França. Procuramos então o designer e propusemos a trocar a peça por uma outra, mas o designer não quis colaborar", disse Marili.
"Não me procuraram colocando a questão como uma dúvida, mas com a certeza de que era uma cópia. Em nenhum momento colocaram a questão como coincidência, simultaneidade ou produto de um inconsciente coletivo. A organização apenas reforçou a imagem de subserviente do design brasileiro em relação ao exterior", disse Flávio Verdini.
(CF)

Texto Anterior: Mostra traz produção brasileira
Próximo Texto: Exposição reúne reciclados europeus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.