São Paulo, terça-feira, 18 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição reúne reciclados europeus

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

Uma exposição, atualmente em Birmingham, na Inglaterra, prova que, com criatividade, a máxima de Lavoisier está certa: como na natureza, também em design nada se perde e tudo se transforma.
Com o pomposo título "Recycling - Forms for the Next Century, Austerity for Prosperity", a mostra, como o próprio nome já diz, trata da reciclagem, este hábito saudável e extremamente social que alguns designers desenvolvem, mesmo aqui no Brasil.
A mostra reuniu 181 produtos desenvolvidos por 27 designers e grupos europeus (a maioria britânicos) que aplicam a idéia de que a utilização rigorosa de materiais recicláveis pode render ótimos produtos e não apenas delírios sem qualquer utilidade.
As latas (de cerveja, refrigerante, óleo ou sardinha) aparecem nas criações de vários deles. Val Hunt, por exemplo, percebeu que verde, preto e dourado têm uma combinação clássica e criou brincos com retalhos de latas de cerveja "Guinness". Cortadas, enroladas, trançadas, as latas viram ainda braceletes, colares e bonés metálicos. Das peças de Michael Marriott, a mais bem resolvida é um minúsculo gaveteiro para bijuterias, com madeira e sete latas de sardinha. O código de barras e o cromatismo das latas deu ao produto um divertido e minimalista cromatismo.
Já o designer Jeremy Dent, destruiu forma e cor das latas e apresentou-as em um robusto banco, construído apenas com blocos de latas de refrigerante amassadas.
Um dos produtos de maior destaque foi a bandeja de Dail Behennah, em que o designer sincretizou em um mesmo produto um material artesanal -o junco- e componentes de alta tecnologia (fios coloridos de telefone e componentes de computador).
A mostra é acompanhada por um catálogo com uma pequena biografia de cada participante, uma explicação do porquê ter optado pelo assunto, bibliografia sobre o tema e endereços de entidades que se dedicam a assessorar programas de reciclagem.
A mostra fica no Walsall Museum & Art Gallery, em Birminham, até 23 de junho. Depois segue para Dundee, na Escócia (6 de julho a 24 de agosto).

Texto Anterior: Polêmica envolve designer e organizadores
Próximo Texto: Nova MPB abre o Kaiser Bock Winter
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.