São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo suspeita de cartel em farmácias

Tabela induziria a lucro uniforme

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo está investigando a ABCFarma (Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico) pela impressão e distribuição de tabelas de preços que supostamente induziriam à cartelização das farmácias (prática de preço comum).
Nos próximos dias, a SDE (Secretaria de Direito Econômico), órgão do Ministério da Justiça), deverá publicar despacho no "Diário Oficial" da União formalizando a abertura de processo administrativo contra a entidade.
O alvo da investigação é a suposta distribuição, em todo o país, da "Revista ABCFarma", que fixaria margem de lucro uniforme de 30% para os medicamentos.
A SDE fez um levantamento em dez farmácias do Recife (PE) e teria constatado o uso da tabela para a fixação de preços comuns.
O presidente da ABCFarma, Pedro Zidoi, sustenta que está apenas obedecendo à portaria 37 do Ministério da Fazenda, que fixaria margem máxima de 30% de lucro.
"Essa mesma portaria obriga as farmácias a terem sobre o balcão a listagem com os preços máximos dos medicamentos", afirmou.

Texto Anterior: O futuro do câmbio
Próximo Texto: Banco Central realiza leilões de câmbio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.