São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exército fica em alerta contra sem-terra

SÔNIA MOSSRI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Exército está com tropas em regime de sobreaviso nas unidades militares próximas às áreas de conflitos fundiários e acampamentos de sem-terra em todo o país por causa da greve geral de hoje, organizada pelas centrais sindicais.
Os serviços de inteligência das Forças Armadas e a Secretaria de Assuntos Estratégicos têm informações de que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) prepara ações em todos os Estados -especialmente no Pará, em São Paulo e Mato Grosso.
Desde a última quarta-feira, o ministro Zenildo de Lucena (Exército) determinou aos sete comandos militares do país (Amazônia, Nordeste, Planalto, Oeste, Sul, Leste e Sudeste) que colocassem tropas de sobreaviso.
A Folha apurou que cerca de 50 mil militares estão mobilizados por causa da greve geral de hoje.
Segurança
O presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu informações do Gabinete Militar de que três categorias vão aderir nacionalmente à greve -eletricitários, petroleiros e setor de telecomunicações.
FHC conversou ontem com os ministros Raimundo Brito (Minas e Energia) e Sérgio Motta (Comunicações) sobre a adoção de esquemas emergenciais para evitar falhas no fornecimento de energia elétrica e no sistema de telecomunicações.
O Comando Militar do Planalto e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal reforçarão a segurança na Esplanada dos Ministérios. O objetivo é evitar a invasão de prédios públicos.
O BGP (Batalhão da Guarda Presidencial) aumentou o efetivo de militares que fazem a segurança do Planalto e do Alvorada.
Sobreaviso
Regime de sobreaviso é uma situação em que a tropa fica prevenida para enfrentar a possibilidade de combater distúrbios públicos ou perturbação da ordem.
Todo um batalhão ou parte dele pode ficar em regime de sobreaviso. As atividades do quartel continuam normais.
Oficiais e sargentos podem ficar até mesmo em casa.
É uma sistema mais suave que o regime de prontidão, quando toda a tropa fica concentrada na unidade militar, alterando toda a rotina do quartel.
Nesse caso, as armas são distribuídas entre a tropa.
Algumas unidades da Aeronáutica e Marinha, basicamente nas capitais do país, também estão de sobreaviso.

Texto Anterior: Bomba caseira fere eletricista
Próximo Texto: MST bloqueia estradas hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.