São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sociedade Brasileira de Ópera reduz a programação para 96

Doações não atingiram a meta fixada em R$ 800 mil

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Sociedade Brasileira de Ópera cancelou, por falta de recursos, seis dos oito eventos que programou para este ano.
Entre os projetos engavetados estão co-produções, em Curitiba e Santo André (SP), de duas montagens líricas: "Werther", de Jules Massenet, e "Cavalleria Rusticana", de Pietro Mascagni.
"É louvável. Mas gostaríamos que pelo menos um décimo dessa quantia fosse destinado a espetáculos com cantores brasileiros", diz José Roberto Saguas Presas, vice-presidente da sociedade.
Ela possui em seu catálogo cerca de 40 artistas, classificados por registro de voz e pelo repertório que dominam. Todos têm direito, anualmente, a uma bolsa que cobre a metade dos custos de uma série de master classes.
Em lugar de um único ciclo de concertos, a exemplo dos três realizados no ano passado ("The Best of Opera"), a idéia era agora, além das co-produções, promover quatro espetáculos centrados em árias de Carlos Gomes, cujo centenário de morte vem sendo comemorado.
Também estavam nos planos fornecer um elenco brasileiro para uma parte dos papéis de "O Guarani", na montagem que o Kennedy Center, de Washington, programou para novembro.

Texto Anterior: Destaques
Próximo Texto: Parmigiano-reggiano é destaque de feira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.