São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 1996
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Parmigiano-reggiano é destaque de feira

EITAN ROSENTHAL
ESPECIAL PARA A FOLHA

O pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, abrigou entre os dias 11 e 14 de junho a Fispal 96, maior feira brasileira de negócios relacionados à alimentação, com empresas oferecendo os mais variados produtos e serviços, como processos de manufatura, embalagem, pesagem, estocagem, laboratórios de controle de qualidade e máquinas de fazer linguiça.
Chamava a atenção um conjunto que representava "A Itália na Fispal", com 28 expositores mostrando seus queijos, vinhos, massas, azeites, doces, conservas, biscoitos e até as famosas trufas do norte do país.
Destaque para o rico queijo parmigiano-reggiano, produto de origem controlada, de sabor pronunciado e alto valor nutritivo, uma espécie de primo nobre dos queijos parmesões.
O produto foi trazido pelo Consorzio del Formaggio Parmigiano-Reggiano e é representado no Brasil pela Callaz e Silvestrini (tel. 011/212-2644).
Os panettones da Le Tre Marie (tel. 00 39 2 21-791, em Milão, com Galvano Landi), do grupo Barilla, têm sabor e textura muito especiais e boas chances de agradar ao público brasileiro.
Também buscando representantes, a Lee Kum Kee, de Hong Kong, trouxe sua linha de molhos.
São mais de 60 opções de exóticas fórmulas orientais, de molho de soja a molho de ostras, óleos especiais para frituras e muita pimenta, para residências e restaurantes. Os negócios devem ser feitos pelo tel. 00 1 818 282-0337, em Alhambra, nos EUA, com Paul Cheung.
Vinda da Holanda, a Farm Frites (tel. 011/211-8148, em São Paulo) apresentou sua coleção de batatas. Especialista em cultivo, seleção de variedades e manuseio de batatas, a empresa possui oito fábricas em três continentes, inclusive na Argentina.
Oferecem ao mercado batatas para fritura em diversos formatos e bitolas, purês e suspiros de batatas, croquetes de batata em formatos fantasia como waffles e letras do alfabeto, além das versões condimentadas.
É do oriente que vêm as novidades mais curiosas e industrialmente heterodoxas, como a Maison Crevette (tel. 011/883-3500, em São Paulo), importadora carioca que, na esteira do sucesso do kani, trouxe da Ásia toda uma linha de produtos à base de surimi.
O surimi é uma massa de pescado branco moído e prensado com o fruto do mar que lhe dá nome. Produz ainda caudas de lagosta, camarões inteiros e até patolas de caranguejo em reproduções aceitáveis e preços acessíveis.
Também foram apresentados os sucos enlatados Haitai Bombom e Haitai Coco Palm (tel. 011/229-0114, em São Paulo), trazidos da Coréia.
O primeiro -nos sabores laranja, uva, pêssego, maçã, coco e melão- vem com pedacinhos da fruta. O outro, uma improvável combinação de uva, maçã ou pêssego com lasquinhas de carne de coco verde, é surpreendente de gostoso e refrescante.
Os produtos, com pretensões populares, já estão à venda nas lojas das redes Carrefour, Extra e Barateiro por cerca de R$ 1 a unidade.
É no setor de pescados que vemos um caminho de mão dupla na disseminação de iguarias pelo planeta. O frigorífico New Simbol (tel. 013/227-5984, em Santos) traz da Espanha a carne de sépia, molusco semelhante à lula, comum no mar Mediterrâneo e no Atlântico Norte.
A empresa ainda exporta para o Japão e a Europa a carne do peixe-sapo, um peixe feioso, parente do baiacu, desprezado na mesa brasileira, mas muito apreciado por outras culturas.

E-mail±eitanbr@br.homeshopping.com.br

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