São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zizi Possi

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

"Mais Simples", 13º disco de Zizi Possi, 40, representa uma vitória para a cantora paulistana. É sua volta à PolyGram, agora com cacife para impor o que quiser fazer.
Retoma assim uma trajetória que é paralela à da própria gravadora -ela se lançou como cantora no final dos 70, no rescaldo da torrente criativa que inundou a MPB (e a PolyGram, em especial) na época.
A boa MPB entrava na crise dos 80, e Zizi entrou em crise com ela. "As pessoas cantavam as músicas de todo mundo, menos as minhas. Sentia solidão", conta Zizi.
Optou então pelo popular, cravando hits de AM como "Asa Morena" (82) e se associando ao messias da diluição Lincoln Olivetti.
Não foi só ela. A PolyGram desfazia-se de seu cast poderoso e investia em artistas de venda certa. "Não fui forçada a fazer nada, mas depois fui percebendo que havia uma manipulação", diz.
No fim dos 80, veio o acirramento dos conflitos com a PolyGram. Zizi queria se afastar do populacho, a gravadora não deixava. "Eu era aquela personagem que sempre negava o que queria ser porque achava que não era possível."
Rompeu com a PolyGram. "Não sabia se ia criar galinha ou fazer música. Coincidentemente, foi um dos piores momentos da PolyGram. O presidente da gravadora na época hoje é dono de padaria."
À margem da indústria, veio "Sobre Todas as Coisas" (91), em que pela primeira vez se casaram prestígio de público e crítica.
E a gravadora-mãe voltou a se interessar. Avessa a concessões, chega a uma Polygram redirecionada à música de massa -brega, axé, pagode. Chega como exceção -ou não, pois nos 90 até anticomercialismo encontra nicho de mercado.
O novo disco, gravado na Noruega, aprofunda o mergulho rumo à música camerística.
O ecletismo de repertório a leva de Villa-Lobos a Herbert Vianna, passando por Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Itamar Assumpção, José Miguel Wisnik, Chico César.
"Não há nada mais sofisticado que a simplicidade. Por isso o disco chama 'Mais Simples' ", define.

Disco: Mais Simples
Artista: Zizi Possi
Preço: R$ 20, em média

Texto Anterior: Nancy Boy
Próximo Texto: Sofisticação soa artificial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.