São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

George Benson

MARISA ADÁN GIL
DA REPORTAGEM LOCAL

George Benson, 53, gostaria de ter gravado um disco de jazz. Em vez disso, está lançando "That's Right", que traz sua mistura habitual de soul, pop e funk, com toques jazzísticos.
"Quando gravo só um estilo, atinjo um público pequeno", diz o guitarrista/cantor norte-americano, em entrevista exclusiva à Folha, por telefone, de Nova York.
Benson está acostumado às grandes vendagens desde 1976, ano de lançamento de "Breezin'".
O disco trazia "This Masquerade", primeira faixa a liderar as paradas de jazz, pop e R&B nos EUA.
Depois disso, Benson voltou-se para o pop dançante, com vocais inspirados em Stevie Wonder.
"O que eu gostaria é de tocar jazz", diz. "Nenhum outro gênero te dá tanta liberdade. Desde a primeira nota, a música é sua."
Músicos jovens
O guitarrista já sabe até quem chamaria para tocar: músicos jovens como o pianista Cyrus Chestnut ou o baixista Christian McBride. "Ainda vou fazer, mesmo sem chance de sucesso."
Para garantir as vendas de "That's Right", Benson chamou o produtor Tommy LiPuma, o mesmo de "Breezin'". "Ele não permite exageros", diz Benson. "Tentamos gravar de primeira."
Em "Marvin Says" George Benson incorpora um Marvin Gaye rápido. "Marvin era um amigo", diz Benson. "Todas as coisas que ele me disse estão comigo. Não era só a voz que era única."
No dia 15 de julho, Benson toca no Festival de Montreux -que está completando 30 anos de existência.
Para o guitarrista, é uma saudável volta ao gênero preferido. "Sempre toco com outros músicos, faço jam sessions. É especial."
Mesmo assim, o pop o persegue. "Costumava ir sem a banda e improvisar, mas o público só queria os sucessos. Agora, carrego a banda para qualquer lugar que eu vá."
No Brasil, esteve três vezes: no Rock in Rio, em 85; no Free Jazz, em 89, e sozinho, em 92. Não existem planos para uma nova visita.

Disco: "That's Right", George Benson
Lançamento: MCA
Quanto: R$ 20 (o CD, em média)

Texto Anterior: Sofisticação soa artificial
Próximo Texto: Mindelis inaugura era da grife no blues brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.