São Paulo, sexta-feira, 21 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mãe prefere segurar bebê pela esquerda

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Mães tendem a segurar seus bebês do lado esquerdo para que eles "reconheçam" sua voz com o ouvido esquerdo, diz estudo publicado hoje na revista "The Lancet".
Segundo Harry Sieratzki, do Hospital Hammersmith (Reino Unido), isso é devido a organização do cérebro. Cada lado do órgão é especializado em diferentes aspectos da linguagem. O lado esquerdo, que recebe informações principalmente do ouvido direito é especializado na interpretação do conteúdo das palavras.
Segundo o cientista, a mãe, ao segurar instintivamente o bebê do lado esquerdo, permite que o lado direito do cérebro, responsável pelo processamento da tonalidade, melodia e emoção da voz seja "ativado", fazendo o bebê reconhecer a voz da mãe. Estudos já haviam constatado que 83% das mães destras e 78% das canhotas seguram seus filhos do lado esquerdo.

Texto Anterior: Árabes podem condicionar paz a retorno de territórios
Próximo Texto: Homem 'pega' vírus da Aids por mordida de epilético
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.