São Paulo, sábado, 22 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo de manifestantes agride jornalistas na região do ABCD

Vicentinho, líder da CUT, condena a atitude dos grevistas

DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de grevistas de São Bernardo do Campo ameaçou e agrediu, na madrugada de ontem, jornalistas que acompanhavam os líderes das três centrais.
A primeira agressão ocorreu por volta das 5h. O repórter fotográfico da Folha Marcelo Soubhia registrava, sozinho, 20 piqueteiros jogando pedras em ônibus na av. Faria Lima, a 300 metros do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Cercado por oito grevistas, foi agarrado pelo pescoço e empurrado. Soubhia argumentava que estava trabalhando quando teve furtada de seu colete uma lente 18 mm, avaliada em US$ 1.200.
Um grevista não-identificado, que pegou a lente, disse que só a devolveria se o repórter entregasse o filme, o que não foi feito.
Às 5h15, os grevistas voltaram a depredar ônibus. Repórteres de jornais e TV foram registrar o fato.
Com pedras na mão, o grupo investiu contra cinegrafistas. Soubhia foi outra vez seguro, cercado e ameaçado. O repórter fotográfico do jornal "O Estado de S. Paulo" Milton Michida, que fotografava a agressão, também foi atacado.
Às 9h15, quatro dos agressores permaneciam na porta do sindicato e foram identificados pelos jornalistas. Novo incidente ocorreu às 9h30, após a polícia passar no local a pedido dos jornalistas.
Um dos agressores identificados foi João Trigueiro, ligado ao sindicato dos condutores de São Bernardo. Outro foi "Marquinhos", um ex-coordenador do Movimento Nacional de Meninos de Rua.
O líder da CUT, Vicente Paulo da Silva, condenou a atitude e prometeu apurar o caso. As agressões a Soubhia foram registradas em boletim de ocorrência.

Texto Anterior: Polícia desconsidera material político achado com eletricista
Próximo Texto: Dirigentes da CUT fazem críticas a outras centrais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.