São Paulo, sábado, 22 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sex Pistols prometem levar o fãs a uma 'viagem no tempo'

Pais do punk rock tocam amanhã em um parque de Londres

IGOR GIELOW
DE LONDRES

A pose é a mesma, mas a atitude, não. O Sex Pistols, quarteto que foi um dos pioneiros e talvez o maior símbolo do punk rock, voltam a se apresentar em Londres amanhã, 18 anos depois de sua dissolução.
Fechando uma programação de quase 12 horas que inclui Iggy Pop para os milhares de fãs que devem ir ao Finsbury Park (norte de Londres), a banda promete uma "viagem no tempo" para os fãs: nada de novas músicas, apenas os clássicos hinos do punk.
Em termos de pose, parece que John Lydon (ex-Johnny Rotten, "Joãozinho Podre") acaba de sair dos brechós mantidos por Vivienne Westwood e Malcolm McLaren na Londres dos anos 70.
Já a atitude vem sendo chamada de sem-vergonhice comercial por metade da imprensa especializada. A série de shows da banda, que estava marcada para começar ontem no festival de Messila (Finlândia), se chama "Turnê do Lucro Sujo".
Os Pistols não escondem que estão fazendo a turnê por dinheiro (cada um dos membros deve ganhar US$ 1,2 milhão para tocar).
Em uma entrevista publicada nesta semana, o guitarrista Steve Jones deu a chave do "revival": "É praticamente impossível ser um artista solo de sucesso. Veja os Rolling Stones: se Mick Jagger ou Keith Richards lançam algo solo, vendem umas dez cópias. Se é chamado Rolling Stones, é um sucesso. Eu quero ter minha vez", disse ao guia "Time Out".
Por anos, Jones advogou a volta dos Pistols, sempre combatida por John Lydon como algo herético.
Agora, uniram o discurso, chamaram o baterista Paul Cooks e o primeiro baixista da banda, Glen Matock -que havia sido substituído pelo legendário Sid Vicious, morto por overdose de em 1979.
Mas toda a discussão sobre legitimidade, respeito (?) à memória de Vicious etc. vai interessar pouco depois do show. Isso no caso de Lydon assumir seu lado Rotten e não desafinar na hora de berrar "I am the antichrist", refrão que abre "Anarchy in the UK".

Texto Anterior: Bonecos do mundo todo animam a cidade de Canela
Próximo Texto: 'Trailer ao vivo' chega aos cinemas de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.