São Paulo, sábado, 22 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Vaca' adia debate sobre emprego

IGOR GIELOW
DE LONDRES

O acordo da carne ofuscou o que deveria ser o principal assunto ontem na reunião da UE em Florença: o desemprego.
O tema será retomado hoje, quando o presidente da Comissão Européia, Jacques Santer, anunciará um plano para criar uma espécie de "New Deal" europeu.
Em 1933, os EUA tinham milhões de desempregados devido à recessão oriunda da crise de 1929.
O presidente Franklin Roosevelt introduziu então um plano simples, o "New Deal" ("novo acordo"), no qual Estado e iniciativa privada uniam esforços e criavam empregos na área de construção civil, principalmente.
Santer quer repetir a fórmula para reduzir a massa de 18 milhões de desempregados europeus. A Espanha, por exemplo, tem um índice de 22,8%. O Reino Unido, líder no setor durante os ajustes da década de 80, agora apresenta 7,7%.
A idéia é facilitar a implantação de grandes obras. Com a crescente especialização dos setores produtivos, muitos perderam o emprego por falta de capacitação ou substituição por computadores e robôs.
É o que ocorre, em todo o mundo, na indústria automobilística. A construção civil, por sua vez, é o setor no qual a tecnologia ainda engatinha e a mão-de-obra não precisa ser tão especializada.
Santer quer que os membros da UE aceitem o plano como parte da reestruturação da UE que está sendo feita na Conferência Intergovernamental -da qual a reunião de Florença é a segunda etapa.
(IG)

Texto Anterior: Major perde em todas frentes
Próximo Texto: Franceses protestam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.