São Paulo, sábado, 22 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem dinheiro, Rússia deixa cosmonautas no espaço

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os dois cosmonautas russos que ocupam atualmente a estação espacial Mir vão ficar no espaço 40 dias a mais do que o previsto. A agência espacial russa não tem dinheiro para trazê-los de volta.
Iuri Onufrenko e Iuri Usachov estão na Mir desde 23 de fevereiro deste ano e deveriam voltar no final de julho. A nova data de regresso está marcada para 30 de agosto.
Segundo Iuri Koptev, diretor da agência, não há recursos para acabar em tempo a construção do foguete que deverá buscá-los.
A astronauta norte-americana Shannon Lucid, que chegou à Mir em março, volta à Terra no começo de agosto em um ônibus espacial dos Estados Unidos.
Os russos não podem pegar uma carona. Precisam ficar na Mir para cuidar de sua difícil manutenção.
A estação está em órbita há dez anos, três vezes mais tempo do que o previsto quando foi lançada.
Segundo Koptev, Onufrenko e Usachov reagiram de maneira tranquila e resignada à notícia. "Antes de partir, já estavam avisados de que esta decisão poderia ser adotada", disse.
Anteontem, um foguete russo semelhante ao que está sendo construído para buscar os cosmonautas foi destruído depois de desviar-se de seu curso programado.
O foguete carregava um satélite militar. É o segundo desastre espacial russo em menos de um mês.

Texto Anterior: Ieltsin desafia Parlamento e veta lei
Próximo Texto: EUA admitem possível contaminação no golfo; Europeus criticam a candidatura Karadzic; "Dr. Morte" assiste o 3º suicídio em dez dias; Papa elogia alemães por "dor da divisão"; Corte decide dia 3 se juízo de Priebke segue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.