São Paulo, terça-feira, 25 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compra de máquina não terá alíquota

Jatene anuncia ainda fundo para clínicas

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

O ministro Adib Jatene (Saúde) disse ter obtido a eliminação das alíquotas de importação para a compra de equipamentos de hemodiálise de última geração.
Jatene anunciou no Rio a formação de um fundo de financiamento de R$ 100 milhões para clínicas interessadas em adquirir novos equipamentos.
Ao participar da inauguração das novas instalações do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia (centro do Rio), o ministro afirmou que até sexta-feira deverá receber o relatório nacional sobre a situação das clínicas de hemodiálise.
Jatene disse haver clínicas que estão "muito bem" e outras que "precisam de reajustes".
Entre esses reajustes, o ministro citou a compra de equipamentos. Segundo ele, as clínicas consideradas carentes de reajustes terão condições de se adaptar às exigências do ministério.
"Estamos oferecendo condições para que as nossas exigências possam ser atendidas, a fim de melhorar a qualidade do atendimento", disse.
Para Jatene, as condições oferecidas pelo governo são a eliminação da alíquota de importação de equipamentos e a abertura da linha de financiamento de R$ 100 milhões pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O ministro disse que as clínicas interessadas em se reequipar precisam oferecer garantias para obter o financiamento.
Desde as mortes de pacientes de uma clínica de hemodiálise em Caruaru (PE), o ministério está fiscalizando "praticamente todas" as instituições do gênero no país, de acordo com Adib Jatene.
"E grande número delas está sob exigência", disse.

Texto Anterior: Donos de clínica no Rio são indiciados
Próximo Texto: Usuários de droga receberão seringas descartáveis este mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.