São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Apressados' tentam sorte hoje na NBA

Liga escolhe os universitários

DA REPORTAGEM LOCAL

Atletas que cresceram e aprenderam a jogar basquete assistindo às partidas da NBA pela TV dominam hoje o "draft" anual da liga, em Nova Jersey, às 20h30 (horário de Brasília).
Criado para que os times da liga profissional buscassem os melhores jogadores formados nas universidades dos EUA, o "draft" reúne hoje 42 atletas que não se graduaram nem ingressaram na faculdade.
Esse número é recorde. No último "vestibular", eram 16 os "apressados". Em 1994, foram 20. E, em 1993, apenas 12.
Os cinco favoritos, em tese os cinco melhores, ainda não terminaram seus cursos. Caso ingressem na liga, dificilmente continuarão os estudos.
Allen Iverson, 21, cotado por especialistas para ser o primeiro a obter um emprego na NBA para a temporada 96/97, está no terceiro ano na Georgetown. Teria ainda mais um ano de aulas antes de ingressar na NBA.
Stephon Marbury, 19, pode deixar de ser calouro na Georgia Tech para ser calouro na liga profissional. Tinha apenas 14 anos quando Michael Jordan levou o Chicago Bulls ao primeiro título da NBA.
Marcus Camby, 22, deixará Massachusets a um ano da formatura. Camby tinha 11 quando o LA Lakers de Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar bateu o Boston de Larry Bird pelo título de 84/85.
Outros cotados para serem os primeiros no "draft" também entrarão na NBA sem o diploma universitário na mão.
Ray Allen, 21, teria mais um ano em Connecticut, Antoine Walker, 19, mais dois em Kentucky, e Lorenzen Wright, 20, também mais dois, em Memphis.
O sistema
O Philadelphia será a primeira equipe a escolher um jogador nesta noite. Seguem Toronto, Vancouver, Milwaukee, Minnesota, Boston, LA Clippers, New Jersey, Dallas, Indiana, Golden State, Cleveland e Charlotte.
A ordem foi definida em sorteio em 19 de maio. Esse sorteio é dirigido para favorecer os times com as piores campanhas no torneio.
O Vancouver, por exemplo, 15 vitórias e 67 derrotas, teve 13 bolas com seu nome no sorteio. O Philadelphia, o segundo pior, 12 bolas.
E assim sucessivamente. Quanto menos vitórias, mais bolas e, consequentemente, mais chances de escolher primeiro.
A partir do 14º, os times foram colocados no "draft" de acordo com os resultados dos playoffs, a fase final da liga. Por isso, Seattle (vice) e Chicago (campeão) serão os últimos a escolher seus atletas.
A posição também pode ser alterada se dois times fecharem acordo. Em troca de um jogador, por exemplo, uma equipe pode ceder sua posição de escolha no "draft".

Texto Anterior: Corte no salário de Edmundo gera nova crise no Corinthians
Próximo Texto: Torneio universitário teme esvaziamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.