São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro de Saramago inicia a Expo 98

"Moby Dick em Lisboa" sai hoje

JAIR RATTNER
DE LISBOA

Começa a ser vendido hoje, em Portugal, o livro "Moby Dick em Lisboa", de José Saramago, o primeiro de uma série de livros publicada pela Exposição Universal de Lisboa.
Até a abertura da Expo, em maio de 98, serão publicados 98 livros, um por semana.
"A idéia é publicar livros que tenham como inspiração o mar, que é o tema da Exposição Universal de Lisboa", explica Dulce Reis, responsável pelo Departamento de Edições da Expo. Com o nome de Coleção 98 Mares, o último livro será publicado na semana da abertura da Expo 98.
O "Moby Dick em Lisboa" tem cinco crônicas, duas publicadas no livro "A Bagagem do Viajante" e as outras três em "Deste Mundo e do Outro".
"É uma coleção de bolso, com livros de 10,5 por 14 centímetros, com o mínimo de 32 e máximo de 96 páginas", conta Dulce. Além de crônicas, serão publicados contos, novelas narrativas, poesias, teatro e trechos de romances.
Para lembrar o ano da Expo 98, a coleção será relacionada com o número. Além da quantidade de livros, o preço será de 198 escudos (1,3 dólar) por livro para quem comprar o conjunto.
Os livros incluem clássicos e contemporâneos. Depois de Saramago, vêm um trecho da "Odisséia", de Homero, um trecho de "Os Lusíadas", de Camões, e o Livro de Jonas e a Arca de Noé, da "Bíblia".
No total, apenas seis livros serão inéditos, dois a cada ano. Para escrever os inéditos foram contratados seis autores portugueses.
Segundo Dulce Reis, ainda não há negociações para a venda dos livros no Brasil.
Apesar de a comercialização dos livros começar hoje, a cerimônia de lançamento será em 17 de julho.

Texto Anterior: 'Chapeuzinho' ganha versão com bonecos
Próximo Texto: Buemba! Alagoas inventou o coco assassino!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.