São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desenho brinca com britânicos

JORGE BECHARA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O desenho animado é baseado no livro "The Hundred and One Dalmatians", da escritora inglesa Dodie Smith, publicado em 1957 e que fez muito sucesso em seu país de origem. Os estúdios Disney fizeram com ele uma espécie de homenagem aos britânicos.
A reverência é exemplificada com a fleuma dos personagens humanos, os passeios pelo Regent's Park, o Big-Ben e o rigor com o horário, o Rolls-Royce da vilã e as raças caninas coadjuvantes Collie, Yorkshire e Scottish Terrier. Os dálmatas representam o ambiente urbano e os outros animais e raças de cães, a vida rural.
Essas citações atingem o ápice com um Old English Sheepdog num ambiente rural ouvindo latidos longínquos e dizendo "vêm de Londres, deve ser importante".
A adaptação da obra infanto-juvenil foi feita por Bill Peet, um historiador do estúdio que tornou-se o primeiro escritor a ter crédito individual como roteirista de desenho animado.

Texto Anterior: Dálmatas cansam os desenhistas
Próximo Texto: Os mais retirados da semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.