São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Beethoven e Cia. tocam na rede mundial

DANIEL JAPIASSU
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Battle tem 60 mil registros

A Internet é mesmo eclética. Em que outro lugar é possível encontrar fãs-clubes de Rimsky-Korsakov, Marin Marais e Aram Katchaturian -autores nem sempre presentes nas prateleiras das lojas?
Além das páginas confeccionados pelos inveterados admiradores, as principais empresas especializadas no assunto já têm site na rede à disposição do navegante.
Uma dessas home pages é a do pool BMG, Harmonia Mundi (selo alemão), Melodia (russo), RCA, Catalyst e Conifer (http://www. classicalmus.com/).
O endereço traz lançamentos, alentadas biografias, sinopses de óperas e catálogo para compras.
Há também a possibilidade de download -transferência de arquivos- de trechos de obras (leia texto ao lado) para seu micro.
Digitando http://gnn.yahoo. com/gnn/Entertainment/Music/ Genres/Classical, tem-se acesso ao guia de links da Yahoo!.
Na extensa lista podem ser encontrados endereços às dezenas, divididos por compositor -o que facilita muito a busca.
Outra página que ajuda o cibernauta é a Wayne's World (http:// www.kw.igs.net/wgarvin/ RecordCompanies.html), que reúne os links das principais empresas fonográficas.
O site da Philips Classical -em http://www.philclas.polygram. nl/-, por exemplo, traz uma lista de títulos em CD e as novidades programadas pela empresa.
A Sony está em http://www. music.sony.com/, home page que divide com Columbia, Epic e Legacy. O endereço vem com lançamentos e biografias.
Os catálogos das gravadoras Chandos e Helios podem ser encontrados na página da Hyperion Records (http://www.hyperion- records.co.uk/).
O site tem as mais recentes notícias sobre música erudita, discografia de intérpretes e a lista de distribuidores em todo o mundo.
Quem está com passagem marcada para Nova York pode se programar pela rede. O roteiro da Metrobeat (http://www.metrobeat.com /nyc/mb/classical/companies .html) traz informações sobre as companhias e orquestras em turnê pela Big Apple, com preços, horários e mapas detalhados da região.
Um pouco de história? A página http://www.physis.unlv.edu/ stefano/classical/years/index. html conta a evolução da música erudita desde 1550 até 1809.
Compras on line
Para pedir CDs via rede mundial, um bom endereço é http://www. musicsales.co.uk/. O site demora um pouco para carregar, mas a variedade vale a espera.
Se o negócio é comprar bem e, principalmente, barato, a home page Dave's Cheap Classical Music List pode ser a solução.
Digitando http://http1.brunel. ac.uk:8080/csstddm/Cheapie CDs.html, visualiza-se uma lista de obras com preços até 50% mais baixos que nas lojas.
Ainda em fase de construção, o site do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (http://www.xware.com.br/ tmrj/) trará informações, programação anual.

Texto Anterior: Serviços on line tentam ganhar mais usuários
Próximo Texto: Sopranos têm sites pessoais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.