São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 1996
Próximo Texto | Índice

Definida data de eleição geral na Bósnia pós-guerra

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A data das eleições na Bósnia foi marcada para 14 de setembro. Mas o chefe do fórum de segurança européia, que anunciou a data, disse que o pleito fracassará se o líder dos sérvios da Bósnia, Radovan Karadzic, não deixar o poder.
Segundo o presidente da Organização para Segurança e Cooperação Européia, o suíço Flavio Cotti, não existem condições ideais para a realização de eleições livres na Bósnia, mas um atraso só tornaria a situação pior.
Ele afirmou que Karadzic manipula o cenário político em território sob controle dos sérvios da Bósnia. "Ele provoca os signatários do acordo de paz e o mundo inteiro ao propagar sua liberdade de ação. Estas atividades causam novas tensões", disse Cotti.
Karadzic é acusado de crimes de guerra na corte de Haia, que investiga violações cometidas durante o conflito. Cotti admitiu que muitos pré-requisitos necessários para a realização de eleições livres, como liberdade de movimento e de acesso à mídia, não são preenchidos.
Ele pediu à comunidade internacional que faça o possível para que a situação melhore até setembro.
Os Estados Unidos também pressionaram para que a data fosse marcada. Em ano eleitoral, o presidente Bill Clinton precisa de resultados concretos para seus esforços de paz na Bósnia.

Próximo Texto: Milosevic dá ultimato a sérvios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.