São Paulo, quarta-feira, 26 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Milosevic dá ultimato a sérvios

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Sérvia, Slobodan Milosevic, ordenou aos sérvios da Bósnia que retirem imediatamente Karadzic do poder, sob ameaça de represálias.
A agência iugoslava "Tanjug" disse que representantes dos sérvios da Bósnia foram advertidos para que Karadzic deixe o poder em reunião ontem em Belgrado.
"Um presidente da República Sérvia da Bósnia com todos os poderes deve ser apontado imediatamente para evitar que os interesses de seus cidadãos sejam desafiados na implementação do acordo de paz", disse comunicado.
O acordo de Dayton, que encerrou o conflito, determina que todas as facções entreguem criminosos de guerra procurados. Milosevic negociou e assinou o acordo em nome dos sérvios da Bósnia.
Setores radicais entre os sérvios-bósnios denunciaram o ultimato de Belgrado como uma traição. Milosevic vinha ignorando pedidos de potências ocidentais para que Karadzic seja retirado do poder e levado à corte de Haia.
Políticos em Belgrado acreditam que a mudança de postura esteja ligada à possível derrota do neocomunista Guennadi Ziuganov nas eleições presidenciais russas.
Sem seu favorito no Kremlin, Milosevic corre o risco de serem renovadas as sanções econômicas que atingiram seu país e praticamente arruinaram a economia.

Texto Anterior: Definida data de eleição geral na Bósnia pós-guerra
Próximo Texto: Só rindo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.