São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 1996
Texto Anterior | Índice

Juiz analisa pedido de prisão preventiva

Garimpeiros fizeram nove reféns

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURIONÓPOLIS

O delegado Pedro Monteiro Pedro, enviado à Curionópolis (PA), encaminha hoje ao juiz da cidade Laércio de Almeida Larêdo o pedido de prisão preventiva de 14 garimpeiros de Serra Pelada.
Os garimpeiros são acusados de liderar a ação de outros 300, que fizeram como reféns nove funcionários da Vale, anteontem.
Larêdo deve julgar hoje a denúncia encaminhada do promotor Marco Aurélio Nascimento contra os mesmos 14 garimpeiros, que são acusados de formação de quadrilha, atentado contra a organização do trabalho, ameaça de morte e desobediência a ordem judicial.
Os nove funcionários da Vale foram mantidos como reféns pelos garimpeiros no palanque da entrada do garimpo e só foram liberados quase seis horas e meia depois.
Os garimpeiros redigiram um documento e exigiram que os funcionários da Vale assinassem para poderem ser liberados.
Nesse documento, os garimpeiros exigem que as sondas da Vale continuem paralisadas e que os veículos e técnicos a serviço da empresa deixem de trabalhar no garimpo. Os garimpeiros exigem o direito de exploração da área.
Além do engenheiro Ozéas Lopes de Matos, foram detidos Antônio Carlos Cardoso, 34, dois motoristas e quatro ajudantes.
O encarregado de segurança Irineu Loiola, que passava no local, acabou também "sob custódia".
Um terceiro inquérito apura a detenção de dois funcionários por quatro horas no sábado.
Eles não querem deixar Serra Pelada, como pretende a Vale, e são contra o programa da empresa, que oferece R$ 6.000 para cada garimpeiro deixar sua casa.
"Estamos sobre uma montanha de ouro, a maior do mundo. Não vamos sair feito cachorros enxotados que ganham um ossinho", disse Benedito Mander, 35, que chegou ali aos 20 anos.

Texto Anterior: Alerta na balança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.