São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 1996 |
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Salário acompanha performance da Ivix
LUCIA REGGIANI
Foi o salto mais expressivo entre as 15 primeiras -a Compaq, com a segunda maior variação de receita nesse grupo, registrou 177% a mais no caixa em 1995, comparado a 1994. As razões dessa performance estão num modelo de administração, iniciado em meados de 1994, que agrega incentivo aos 88 funcionários, parcerias, pesquisas e debates. Segundo Luís Roberto Demarco, 33, gerente-geral, parte dos salários varia de acordo com lucro, receita e índice de qualidade da empresa, vinculados a metas quadrimestrais. A faixa salarial variável é de 10% para secretárias, 20% para gerentes e vai de 10% a 40% para vendedores. Em quatro meses, alguns chegam a ganhar 12 salários. No total, segundo Demarco, a empresa distribuiu 20% do lucro aos empregados em 1995. O índice de qualidade reflete a avaliação que todos os funcionários fazem de todos, diretoria incluída. São dadas notas de 0 a 10 para a velocidade de resposta aos clientes, para o desempenho de cada área e até pelo astral da pessoa. "Aqui, otimismo é diferencial competitivo e conta ponto. Puxa-saquismo não adianta -se o sujeito não funciona, não fica", diz Demarco. Uma vez por mês, a diretoria apresenta os resultados para todos os funcionários num café da manhã informal. Esse acompanhamento estimula a superação das metas. O ano de 1995 começou com o propósito de terminar com faturamento de R$ 40 milhões. A meta foi atingida no meio do exercício, que fechou com R$ 102,7 milhões. Para chegar a esse resultado, a Ivix abriu franquias -11, no total- para cobrir os mercados das cidades de pequeno e médio portes, como Piracicaba (SP) e Volta Redonda (RJ). As franquias têm aspecto de loja, onde se pode comprar um micro IBM pelo mesmo preço de São Paulo, obter assistência técnica, programas, projetos e instalação de redes, sistemas para automação comercial e treinamento em informática. As 11 franquias, 9 delas abertas em outubro, faturaram R$ 3,6 milhões no ano passado. O grosso da receita da Ivix vem das parcerias com mais de 300 representantes no país, franquias, distribuidores e integradores de sistemas. Os clientes são ouvidos em três pesquisas anuais, depois debatidas no conselho consultivo, criado para orientar os passos da empresa. Bem-sucedida, essa receita de gestão virou exemplo nas reuniões mundiais da IBM, controladora da Ivix. (LR) Texto Anterior: Glossário Próximo Texto: Conexão cresce com fábrica e incentivos Índice |
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