São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas apóiam política econômica

ANDRÉ LAHÓZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar das inúmeras críticas a juros altos, desemprego e lentidão das privatizações, a maioria absoluta dos grandes empresários do Brasil apóia a política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso.
Para 73% dos mesmos, o governo FHC tem uma política econômica ótima ou boa. A gestão da economia é tida como regular para 25% dos entrevistados e ruim ou péssima para apenas 2% dos empresários.
É o que mostra pesquisa Datafolha com as 324 maiores empresas de capital aberto do país, as 123 maiores empresas de informática e os 136 maiores bancos -a amostra total é de 583 empresas.
A pesquisa foi feita no período de 22 de abril a 16 de maio. Em 22 de maio, os empresários organizaram uma caravana a Brasília para protestar contra a política econômica do governo. A caravana reuniu milhares de empresários em Brasília.
Banqueiros
Os banqueiros são os mais contentes com o governo FHC, que até agora afastou a temida crise bancária por meio de liberação de dinheiro barato para os bancos em dificuldades.
Só nos casos Nacional e Econômico, mais de R$ 10 bilhões foram liberados pelo Proer, o programa oficial de socorro às instituições financeiras.
O Datafolha ouviu 136 instituições financeiras. Destas, 76% acham que a atual política econômica é ótima ou boa, contra 24% que avaliam-na apenas como regular.
Ninguém considerou a política atual como ruim ou péssima.
No caso das 324 maiores empresas de capital aberto do país, a avaliação é semelhante: a política econômica é considerada ótima ou boa para 71%, regular para 26% e péssima para 3% dos empresários.
Para as 123 maiores de informáticas, a atual política econômica recebeu 74% de avaliação ótima ou boa, contra 23% de avaliação regular e 3% de ruim ou péssimo.

Texto Anterior: Importado derruba a rentabilidade
Próximo Texto: Empresas prevêem crescimento baixo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.