São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 1996
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Metrô retoma obra parada há 30 meses

RODRIGO VERGARA
DA REPORTAGEM LOCAL

As obras do trecho Santana-Tucuruvi do metrô foram retomadas ontem, após dois anos e meio de paralisação.
O início de operação do trecho está previsto para agosto do ano que vem.
Outros dois trechos também voltam a ser construídos nas próximas duas semanas.
A estimativa é que 100 mil pessoas utilizem o trecho diariamente a partir de sua inauguração. Na linha Norte-Sul em operação hoje, o metrô transporta 1,2 milhão de passageiros diariamente.
A paralisação das obras do metrô, que em alguns casos já dura seis anos, obrigou o Estado a dispor de gastos da ordem de R$ 80 milhões (leia texto nesta página).
Os recursos necessários para a retomada da construção do trecho, cerca de R$ 230 milhões, foram obtidos junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e à iniciativa privada (leia texto nesta página).
O governador Mário Covas (PSDB), que estava acompanhado do candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, José Serra, disse ontem que a obra só foi retomada agora porque não havia financiamento.
"Foi retomada (a obra) no primeiro momento possível", disse Covas.
Custo
Quando terminado, o trecho Santana-Tucuruvi terá custado, nas estimativas de hoje, cerca de R$ 120 milhões por quilômetro.
A média histórica do Metrô de São Paulo, segundo Senna Frederico, é de R$ 150 milhões por quilômetro.
Segundo Covas, os contratos do trecho, assinados há cerca de oito anos, foram revistos e tiveram redução nos custos.
Frederico diz que a redução foi da ordem de 20%.
O valor total da obra no trecho retomado ontem, que tem 3,5km, é R$ 430 milhões. As obras já realizadas na linha foram orçadas ontem em R$ 200 milhões pelo governador.
A obra prevê três estações: Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi.
Nas duas primeiras, segundo o Metrô, falta somente o acabamento. Já na estação Tucuruvi apenas 40% das obras brutas foram realizadas.
Apesar disso, o trecho só entrará em funcionamento quando todas estiverem em condições de operação.
As estações Parada Inglesa e Tucuruvi podem ter ainda terminais de ônibus.
No Tucuruvi, segundo a assessoria de imprensa do Metrô, a instalação do terminal estaria sofrendo resistência de moradores próximos à futura estação.

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