São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 1996 |
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Metrô retoma obra parada há 30 meses
RODRIGO VERGARA
O início de operação do trecho está previsto para agosto do ano que vem. Outros dois trechos também voltam a ser construídos nas próximas duas semanas. A estimativa é que 100 mil pessoas utilizem o trecho diariamente a partir de sua inauguração. Na linha Norte-Sul em operação hoje, o metrô transporta 1,2 milhão de passageiros diariamente. A paralisação das obras do metrô, que em alguns casos já dura seis anos, obrigou o Estado a dispor de gastos da ordem de R$ 80 milhões (leia texto nesta página). Os recursos necessários para a retomada da construção do trecho, cerca de R$ 230 milhões, foram obtidos junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e à iniciativa privada (leia texto nesta página). O governador Mário Covas (PSDB), que estava acompanhado do candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, José Serra, disse ontem que a obra só foi retomada agora porque não havia financiamento. "Foi retomada (a obra) no primeiro momento possível", disse Covas. Custo Quando terminado, o trecho Santana-Tucuruvi terá custado, nas estimativas de hoje, cerca de R$ 120 milhões por quilômetro. A média histórica do Metrô de São Paulo, segundo Senna Frederico, é de R$ 150 milhões por quilômetro. Segundo Covas, os contratos do trecho, assinados há cerca de oito anos, foram revistos e tiveram redução nos custos. Frederico diz que a redução foi da ordem de 20%. O valor total da obra no trecho retomado ontem, que tem 3,5km, é R$ 430 milhões. As obras já realizadas na linha foram orçadas ontem em R$ 200 milhões pelo governador. A obra prevê três estações: Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi. Nas duas primeiras, segundo o Metrô, falta somente o acabamento. Já na estação Tucuruvi apenas 40% das obras brutas foram realizadas. Apesar disso, o trecho só entrará em funcionamento quando todas estiverem em condições de operação. As estações Parada Inglesa e Tucuruvi podem ter ainda terminais de ônibus. No Tucuruvi, segundo a assessoria de imprensa do Metrô, a instalação do terminal estaria sofrendo resistência de moradores próximos à futura estação. Texto Anterior: Multa para fumante vai até R$ 7.250 Próximo Texto: Manutenção custa R$ 80 mi Índice |
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