São Paulo, quinta-feira, 27 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra de desenhos traz Portinari livre

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

O Museu de Arte Moderna (MAM), no parque do Ibirapuera, inaugura hoje, às 19h, uma exposição múltipla de Cândido Portinari (1903-1962). Múltipla porque, além de estar dividida em quatro, mostra faces pouco conhecidas do artista.
Ao lado, o espaço do acervo do MAM recebe "Retratos de Portinari", com 12 óleos sobre tela (alguns inéditos para o público) e o ciclo "Estudos para os Painéis do Ciclo Econômico".
É muito fácil torcer o nariz para a obra de Portinari. Afinal, o pintor de Brodósqui sempre esteve mais preocupado com a aceitação pública e "oficial" que com as discussões estéticas das artes.
Pintou então seus grandes painéis -quanto maiores, melhor- com temas nacionalistas, que valorizavam a história do país, o trabalho e o folclore nacional.
Esse seu lado nacional-popular está presente nos painéis do Palácio Capanema e no ciclo "Imagens do Brasil".
O mais interessante, porém, é a mostra de desenhos "Portinari Leitor", resultado de uma pesquisa das curadoras Annateresa Fabris e Cacilda Teixeira da Costa.
Curiosamente, é nos desenhos -quando o pintor deve reproduzir um argumento específico- que Portinari se liberta de seu empenho realista e social. O pintor se sente à vontade para, por exemplo, remeter seu Quixote aos mestres espanhóis.
Em "Sancho Pança Dormindo no Cavalo e Venerado pelo Povo", vê-se ao fundo "As Majas no Balcão", de Goya. "Dom Quixote Lutando contra os Moinhos de Vento" traz o cavalo de "Guernica", de Picasso, e por aí vai.
O Portinari retratista é acadêmico, privilegia o rico cromatismo e envolve o retratado em uma atmosfera etérea e lúdica, que remete a Magritte, como nos retratos de Ruth Leão, Adalgisa Nery e Sofia Cantalupo. Mário de Andrade entra com seu histórico retrato "junino", com retirantes e balões.

Mostras: Portinari Leitor, Imagens do Brasil, Retratos de Portinari e Estudos para os Painéis do Ciclo Econômico
Onde: MAM (parque Ibirapuera)
Vernissage: hoje, às 19h
Quando: terça a domingo
Quanto: R$ 2

Texto Anterior: Músicas ganham versões pesadas
Próximo Texto: Lollapalooza começa hoje em Kansas City
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.